Logo
Imprimir esta página

A importância do Colágeno tipo II na prevenção de dores articulares durante o inverno

O desgaste das articulações, conhecido como artrose, gera mais desconforto com as temperaturas baixas; chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese destaca que a suplementação é indicada na prevenção e combate à doença

O desgaste natural sofrido pelo corpo humano tem impacto direto na forma de como ele foi preservado, ao longo dos anos. O biotipo também é responsável por esse desgaste, mas pode variar entre as pessoas dependendo de alguns fatores, principalmente genéticos. O fato é que as articulações são afetadas por esse desgaste, causando dores que conhecemos como artrose e que, nos dias mais frios, são intensificadas por conta da contração da musculatura e redução dos movimentos, gerando maior desconforto nas articulações.

"O colágeno tipo 2 desempenha importante função no mecanismo de defesa do organismo e ajuda a evitar a degradação do colágeno natural presente nas articulações e cartilagens do corpo. Na literatura médica existem também alegações relacionadas ao ganho de massa magra’, explica o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo. "O colágeno tipo II é uma das grandes inovações da ciência nutricional", afirma.

O processo de envelhecimento, juntamente com hábitos de vida relacionados à falta de exercícios físicos e alimentação inadequada, contribuem com a aceleração e degradação do colágeno no corpo. Para o Dr. Magnoni, a suplementação com colágeno tipo 2 e outras proteínas pode ser indicada a partir dos 30 anos para suprir o desgaste causado pelo envelhecimento, principalmente para as pessoas que exigem muito das articulações.

"O colágeno tipo 2 é o componente maioritário presente nas cartilagens e confere benefícios diretos relacionados a melhora funcional das articulações, além da melhora da aparência da pele e aumento da massa muscular. Atualmente há inúmeras opções para suprir sua carência. Além de cápsulas, pós ou comprimidos, está disponível no mercado uma nova geração de suplementos em gomas, mais práticas e saborosas, que suprem as necessidades diárias. Mas, é imprescindível sempre buscar orientação médica para uma avaliação antes de tomar qualquer atitude", acrescenta Dr. Magnoni.

Colágeno tipo II - Auxilia na proteção das articulações, principalmente os joelhos, além de promover uma melhora significativa nos sintomas de osteoartrite e osteoporose. Para estes casos, a suplementação do colágeno tipo II é indicada. (1)

É importante buscar produtos com referências, certificações ou selos de qualidade como, por exemplo, o selo B2cool, que garante a origem e atributos do produto.

Referências

(1) Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática; Elisângela Porfírio, Gustavo Bernardes Fanaro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto