Logo
Imprimir esta página

Novos tratamentos trazem esperança para quem sofre de insuficiência cardíaca

A SOCESP promove uma campanha de orientação no Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca, comemorado em 9 de julho

A Insuficiência Cardíaca – IC – é uma das principais causas de morte e é a primeira responsável por internação em pacientes com mais de 65 anos, no Brasil. É uma doença grave que afeta 23 milhões de pessoas no mundo. Após 5 anos de diagnóstico, a sobrevida pode ser de apenas 35%, baixando para 17,4%, em pacientes com idade maior a 85 anos.

Em 9 de julho, data do nascimento do médico sanitarista Carlos Chagas, é comemorado, desde 2019, o Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – promove ações de orientação e comunicação sobre a doença. “A IC é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue para atender às necessidades dos tecidos. Ela pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais do coração, sendo que a maioria dos pacientes apresenta a queixa de cansaço e inchaços. Esta doença repercute intensamente em perda da qualidade de vida, necessidade de internações e morte”, explica o presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira.

A função cardíaca é avaliada por meio de um critério chamado fração de ejeção e a IC pode ocorrer com fração de ejeção preservada ou reduzida. “No tratamento com fração de ejeção reduzida existem, há décadas, medicamentos que trazem melhora da qualidade de vida e diminuem internações e morte” lembra o cardiologista. “Os primeiros medicamentos com esses benefícios reduziram em 19% a 31% eventos e óbitos”, completa.

Nos últimos 5 anos, somou-se ao tratamento padrão (inibidores dos receptores da angiotensina), uma nova classe de remédios (inibidores da neprilisina) que mostrou uma redução de 16% em mortalidade por qualquer causa, 20% na diminuição da morte cardiovascular e de 21% na hospitalização por IC. O tema é tão relevante que foi debatido durante o 41º Congresso Virtual da SOCESP, realizado no mês passado, por vários especialistas e até na conferência de abertura pelo professor da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, John McMurray.

Nos últimos dois anos, foram apresentados estudos com antidiabéticos da classe dos inibidores da SGT2 (dapaglifozina e empaglifozina) que reduziram em 26% o risco de morte cardiovascular e piora da IC, tanto em pacientes diabéticos como não diabéticos. “Esta é uma nova revolução no tratamento medicamentoso da Insuficiência Cardíaca. São grandes esforços da comunidade científica para melhorar a qualidade de vida e sobrevida dos pacientes cardiopatas”, completa Monteiro Ferreira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto