Perda do olfato e do paladar acontece de forma abrupta em pacientes infectados com Covid-19 e pode estar sim relacionado aos neurônios
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Raphael Lucca
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Estudo do cientista luso-brasileiro Fabiano de Abreu sobre as sequelas nos neurônios sensoriais pela Covid-19 se confirma com novo estudo publicado na Science Translational Medicine
A perda total do olfato e do paladar é um dos sintomas mais característicos da contaminação pelo novocoronavírus (SARS-CoV-2). A falha acontece porque a Covid-19 afeta as células neuronais responsáveis pelo cheiro e gosto, explica o PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, observando que o impacto prejudica também a dificuldade em distinguir corretamente os odores e até a sentir aromas inexistentes. A ageusia (perda do paladar) e a anosmia (perda do olfato) ocorrem de modo simultâneo com a média de surgimento no terceiro dia de sintoma, e podem atingir até cerca de 80% ou mais das pessoas infectadas, ressalta o neurocientista.
Fabiano de Abreu enfatiza que a anosmia, a ageusia e a disgeusia (perturbação do paladar) são sintomas comuns em outras situações clínicas relacionadas às infecções respiratórias. “A diferença é que na pessoa contaminada pela Covid-19, as disfunções olfatórias e gustativas acontecem de forma mais abrupta e intensa”.
O neurocientista ressalta que, conforme um estudo de Harvard, a Covid-19 altera o sentido do olfato nos doentes porque afeta a função das células que servem de suporte para os neurônios respectivos, chamados células sustentaculares. “Como essas células se regeneram a partir das células-tronco, as chances de recuperação são maiores. Portanto, a perda permanente pode atingir apenas a um pequeno número de pessoas infectadas”, pontua.
Outro estudo publicado na Science Translational Medicine detectou na mucosa olfatória de pacientes com Covid-19 partículas virais de SARS-CoV-2, além de inflamação nos neurônios sensoriais olfatórios. “A pesquisa presume que a fisiopatologia dos distúrbios neurológicos na doença permanece mal compreendida”, destaca. Também evidencia que o neuroepitélio olfatório é um importante local de infecção pelo novocoronavírus.
Fabiano de Abreu, por fim, recomenda para os pacientes que tiveram recuperação completa do paladar e do olfato devem procurar um otorrinolaringologista para treinamento olfativo, uso de sprays entre outros procedimentos.
Referências:
Estudo 1 - O estudo de Harvard diverge em parte, do estudo de Fabiano de Abreu.
https://advances.sciencemag.org/content/6/31/eabc5801
Estudo 2 - O estudo do Dr.Fabiano de Abreu publicado sobre sequelas e relação com os neurônios sensoriais diverge, apenas num troço, do estudo de Harvard:
http://journalijdr.com/covid-19-risks-central-nervous-system-and-cardiovascular-damage
Estudo 2 - O estudo mais recente confirma o que o Dr. Fabiano de Abreu disse em seu primeiro estudo.
https://stm.sciencemag.org/content/13/596/eabf8396
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>