Você sabe como os tratamentos radioterápicos são testados?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Raissa Pedrosa
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Simulação feita com boneco ultra-tecnológico ajuda a testar a excelência do tratamento em pacientes reais
O tratamento de radioterapia, como muitos sabem, envolve o processo de aplicação de feixe de radiação diretamente no tumor para atingi-lo e destruí-lo. Existe uma enormidade de cálculos para se chegar à posição ideal do feixe de radiação e atingir exatamente o local desejado. Mas como o médico tem certeza de que o tratamento aplicado em seus pacientes está correto? Como os tratamentos radioterápicos são testados?
Uma das formas é a realização de auditorias por instituições competentes. Nesse caso, mais importante que observar o modelo da máquina é ver se a clínica entrega a dose exata prescrita pelo médico. Recentemente, uma clínica de radioterapia de Minas Gerais passou por uma dessas auditorias. O Instituto de Radioterapia São Francisco (IRSF) foi testado quanto à qualidade e excelência do planejamento e tratamento de Radioterapia por Intensidade Modulada (IMRT) de cabeça e pescoço, com enfoque nos processos da Física Médica. E o processo envolve muita tecnologia!
Boneco paciente
Quem realizou a auditoria foi o MD Anderson, um dos mais respeitados centros de ensino e pesquisa em oncologia no mundo, pertencente à Universidade do Texas/EUA.
E funciona assim: segundo o físico médico do IRSF, Arnie Nolasco, a instituição envia um simulador de paciente (boneco que imita um paciente real) para a clínica. Esse “paciente” é submetido a todo o processo interno da clínica, passando por todas as etapas regularmente, conforme os protocolos atuais. O simulador é tratado como se fosse um paciente típico e posteriormente devolvido ao MD Anderson para a avaliação dos resultados.
“O simulador de paciente feito pelo MD Anderson dispõe de uma avançada tecnologia de detecção de dose de radiação, servindo como um meio de conferência para assegurar se estamos cumprindo ou não os objetivos clínicos planejados e executados no aparelho de tratamento”, explica Arnie.
E o resultado foi bastante positivo. Segundo o médico, o relatório publicado pelo MD Anderson destacou que todos os critérios de acurácia estabelecidos foram alcançados pelo IRSF. As doses planejadas e desejadas pelo médico foram, de fato, entregues ao paciente (boneco) durante o tratamento.
Arnie explica que o MD Anderson está engajado na promoção da excelência técnica das atividades médicas em Oncologia através de diversos programas de ensino, formação continuada e processos de auditoria destinados a hospitais do mundo inteiro.
Câncer de cabeça e pescoço
A Radioterapia por Intensidade Modulada (IMRT) analisada pelo MD Anderson, é um dos principais tratamentos indicados para cânceres de cabeça e pescoço (que inclui orofaringe, laringe, cavidade oral, hipofaringe e nasofaringe). Segundo especialistas, essas neoplasias podem ser tratadas também com quimioterapia e cirurgia, dependendo do caso, contando ainda com uma equipe multidisciplinar. A incidência de câncer da cavidade oral, por exemplo, é de 15 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer - Inca.
Sobre o IRSF
Há mais de 40 anos curando pessoas e contribuindo para o bem estar, o Instituto de Radioterapia São Francisco é reconhecido pela inovação e pioneirismo em radio-oncologia e radioterapia. Seu corpo clínico é composto por médicos especialistas em radio-oncologia com grande experiência e, constantemente incorpora novos médicos que trazem a inovação. Tem como missão levar excelência técnica em radioterapia e tratamento humano para todos e faz isso trazendo acessibilidade.Realiza tratamentos convencionais, com conformação tridimensional, IMRT-irradiação com intensidade modulada e braquiterapia. Foi responsável por realizar, de forma pioneira em Belo Horizonte diversas técnicas tais como o hipofracionamento em câncer de mama. É certificado pelo Ministério da Saúde em excelência em controle de qualidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>