Logo
Imprimir esta página

Edifício comercial investe em controle hidrônico para flexibilizar sistema HVAC

Em Düsseldorf, na Alemanha, um imóvel comercial construído na década de 1970 foi amplamente reformado, um requisito importante era obter a certificação do DGNB (Conselho Alemão de Construção Sustentável). Após a demolição do prédio de dez andares, apenas a estrutura de suporte foi mantida.

Agora, após a conclusão da reforma, o interior do edifício contém áreas flexíveis que podem ser usadas como escritórios individuais, coletivos ou open-space. A maioria dos escritórios é alugada à empresa de software Oracle e à desenvolvedora de matrizes Projektentwicklung GmbH, também contratada para fazer a reforma. Ambas as empresas valorizam o design atraente e o uso de tecnologia.

O desafio

Uma das maiores especialistas da Alemanha em tecnologia, energia e serviço, a ENGIE Germany é a responsável por todo o sistema HVAC, incluindo o planejamento e a instalação de equipamentos de água, eletricidade, resfriamento e aquecimento no projeto Forty-Four. Os parâmetros de eficiência, flexibilidade e sustentabilidade, geralmente, eram muito elevados nas especificações dos planejadores.

Andreas Velten é gerente de projetos na divisão de Serviços de Construção da ENGIE. No projeto Forty-Four, ele é responsável por todo o Sistema de Gestão de Edifícios (BMS), do planejamento à implantação da instalação. Em parceria com colegas de outras áreas, ele também seleciona os produtos necessários.

O clima interno apresentou um desafio para os projetistas de BMS. Uma vez que o edifício foi totalmente reconstruído durante a revitalização, inicialmente os novos inquilinos teriam espaço para escritórios sem quaisquer paredes de separação. Os escritórios seriam projetados individualmente apenas mais tarde, com o uso de divisórias flexíveis.

Sem o conhecimento sobre como seria o uso posterior dos espaços, o sistema BMS precisou ser planejado e instalado com a maior flexibilidade. “Por isso, tivemos que fazer nosso planejamento com a ideia de que todos os cenários possíveis poderiam ser implementados posteriormente”, explica Andreas.

A solução

Independente de carga de aquecimento ou de resfriamento, o equilíbrio hidrônico sempre desempenha um papel fundamental em termos de eficiência e custos gerais do sistema.

O balanceamento hidrônico costumava ser um pesadelo para muitos instaladores, devido aos cálculos complexos e ao trabalho de montagem prolongado. Hoje em dia, com a tecnologia de válvula independente de pressão da Danfoss, é mais fácil de lidar. Além disso, a atividade é mais precisa do que nunca, como mostra o projeto Forty-Four. Para equilibrar e controlar aquecimento e resfriamento no edifício, uma combinação compacta de produtos foi selecionada.

Ela consiste no atuador NovoCon® ChangeOver6, montado em uma válvula ChangeOver de 6 vias que permite o fluxo de água de aquecimento ou resfriamento. Para controlar os fluxos, a válvula de controle AB-QM foi equipada com o atuador digital NovoCon®, permitindo o ajuste remoto do fluxo de projeto para as devidas operações.

No passado, o equilíbrio e o controle hidrônico não faziam parte da automação predial. Esta realidade está mudando com o atuador digital NovoCon®, que permite uma conexão fieldbus dos sistemas de aquecimento e resfriamento ao BMS, para que as informações possam ser coletadas de cada atuador individual. Instalado na válvula de balanceamento e controle independente de pressão AB-QM, o ajuste das suas configurações e do controle são realizados remotamente via NovoCon®, incluindo comissionamento e ajuste fino.

As funções de controle remoto BACnet, como comissionamento e exibição de fluxo e descarga, estão disponíveis de forma bidirecional, assim como mensagens de status e alarmes. Ao registrar os dados, o gerenciamento da instalação pode identificar potenciais de melhoria nas configurações e no consumo de energia.

“O conceito NovoCon® é globalmente mais econômico do que as soluções convencionais em termos de eficiência energética, alta flexibilidade na alocação de novos espaços de escritório e pela tecnologia de instalação conveniente, que economiza tempo e previne erros”, acrescenta.

Os benefícios

“Com a construção convencional e o design BMS, teríamos que instalar novos cabos ou redirecioná-los ao configurar um novo espaço de escritório, por exemplo. Mas com a infraestrutura BACnet podemos estruturar tudo isso usando a tecnologia de controle central com facilidade. Assim, podemos ajustar alguns dos atuadores NovoCon® instalados para controlar juntos este novo espaço de escritório estabelecido no edifício.”

No projeto Forty-Four, foram instalados 457 atuadores NovoCon® e válvulas AB-QM com soluções de sistema de mudança de aquecimento/resfriamento. Eles fornecem controle individual de temperatura ambiente para os respectivos painéis de teto. Graças à estrutura aberta de comunicação BACnet, é possível otimizar a rede de abastecimento em termos de eficiência e apresentar quaisquer parâmetros de forma transparente ao locatário.

O NovoCon® também é muito inteligente em termos de montagem/comissionamento, deixando os longos trabalhos rotineiros para trás. “O NovoCon® provou ser uma tecnologia plug & play muito prática para nós”, acrescenta Andreas Velten. Isso também se deve ao fato de que os cabos pré-montados estão disponíveis em diferentes comprimentos, o que facilita a instalação rápida, sem erros dos sistemas.

O comissionamento também se mostrou extremamente simples e gerou bastante economia de tempo. “Em uma única noite, por exemplo, conseguimos colocar quatro andares em operação e conduzimos um teste de desempenho do sistema 1:1 em menos de quatro horas”. Com a tecnologia convencional, Velten estima que o tempo necessário para isso seria de três a quatro dias.

Visão geral do sistema

457 válvulas ChangeOver6 (DN15 / 20)
457 atuadores NovoCon® ChangeOver6
457 válvulas AB-QM PICV (DN15 / 20)
457 atuadores digitais NovoCon®
Fieldbus: BACnet MS/TP



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto