Cuidados paliativos assumem papel estratégico na pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vinícius Barboza
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Assistência multidisciplinar visa minorar o sofrimento físico e mental de pacientes sem possibilidade de cura e dar apoio aos familiares
No momento em que a média móvel de mortes por Covid-19 ultrapassa a casa dos 1.300 óbitos, nunca foi tão importante falar sobre os cuidados paliativos. Essa assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar para oferecer ao paciente sem possibilidade de cura um fim de vida com maior qualidade e apoio aos familiares. Longe de ser sinônimo de eutanásia ou suicídio assistido, essa prática previne e alivia o sofrimento, analisa e trata a dor e os sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Pelo preconceito que envolve o termo, sobre esta ideia de que ‘não há mais nada a ser feito’, profissionais de saúde que trabalham nesta área vêm cada vez mais trazendo à tona a discussão para a sociedade médica e a população em geral sobre o que realmente seriam tais cuidados”, afirma Marina Loureiro Maior, coordenadora médica da Pronep Life Care.
Durante a pandemia, essa abordagem terapêutica ganhou relevância. Na visão dos especialistas, o amplo conhecimento desta assistência poderá embasar cada vez mais a conversa entre paciente e médico, permitindo ao doente fazer as escolhas mais adequadas e de acordo com o que ele acredita ser o melhor para si.
Os cuidados paliativos devem seguir princípios gerais que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aliviem a dor e outros sintomas, reafirmem a vida e a morte como processos naturais e integrem os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao estado clínico do paciente. Também precisam oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença, auxiliando o indivíduo a viver o mais ativamente possível até sua morte.
Em meio a tantos avanços tecnológicos na medicina, a discussão sobre os cuidados paliativos é importante, não apenas para evitar a prática de terapias ineficientes, como proporcionar aos pacientes portadores de doença sem possibilidade de cura e aos seus familiares, o cuidado mais adequado. “Uma abordagem interdisciplinar pode ser utilizada para dar aconselhamento e suporte ao luto e principalmente não apressar ou adiar a morte”, esclarece a médica.
No ano passado, São Paulo instituiu uma Política Estadual de Cuidados Paliativos, a fim de dar qualidade de vida e atenção integral de saúde das pessoas com doenças sem cura e seus familiares. Na opinião da médica paliativista Dra. Marina Loureiro Maior, essa e outras leis semelhantes possibilitarão que a sociedade conheça o que são os cuidados paliativos. “Informados sobre todas as possibilidades terapêuticas, as pessoas poderão exercer o princípio da autonomia e decidir junto aos seus médicos o que é plausível e factível em seus casos”, conclui.
Sobre a Pronep Life Care
A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.
A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.
Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.
A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International - JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>