Câmara dos Deputados discute a criação do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Caroline Cruz
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a Câmara dos Deputados vai discutir a criação do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a ser comemorado anualmente em 18 de fevereiro (mesmo dia da votação). Se aprovado, o Projeto de Lei n. 5114/2019, de autoria do deputado dr. Zacharias Calil, seguirá para sanção do presidente da república.
A criação dessa data tem como principais objetivos promover o debate e estimular ações de assistência adequada para a proteção e o tratamento da criança com traqueostomia.
Em 2017, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), por meio da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), realizou, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Primeiro Consenso e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas, documento que auxilia todos os profissionais de saúde que estão envolvidos no cuidado dessas crianças. O documento foi publicado no volume 83, número 5, de setembro/outubro de 2017, do Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL).
Em 2019, foi realizada uma audiência pública, pela Comissão de Seguridade Social e Família, com a presença de pediatras e otorrinos para debater a situação de crianças submetidas à traqueostomia e a carência de políticas públicas. Convocada por Zacharias Calil, a relatora do projeto, dra. Melissa Avelino (ex-presidente da ABOPe), abriu a sessão, que contou com a participação de Maximiliano das Chagas Marques, representante do Ministério da Saúde, dr. Eduardo Baptistella (ABORL-CCF), dr. Vinicius Ribas Fonseca (ABOPe) e dra. Renata Cantisani Di Francesco (SBP).
Sobre a ABORL-CCF
Com mais de 70 anos atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade através de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbio científicos entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.500 otorrinolaringologistas em todo o país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>