Logo
Imprimir esta página

Dados indicam que a resistência à vacina é ideológica e não científica

Foram coletados 13.4 milhões de tweets e 103.3 milhões de interações sobre o assunto

A Zygon, adtech especializada em soluções de mídia programática, realizou um estudo recente coletando 13.4 milhões de tweets e 103.3 milhões de interações, em apenas 121 dias, para levantar e analisar dados sobre a resistência à vacina no Brasil.

“Entre os tweets com posicionamentos antivacina, 8 em cada 10 mencionam esse debate, o que mostra que a principal motivação das pessoas que se opõem às vacinas nada tem a ver com as vacinas em si, mas sim com posicionamentos políticos sobre elas”, explica Lucas Reis, CEO e Doutor em Big Data aplicada à análise de dados de redes sociais.

Três grandes picos

As publicações sobre vacinas para covid-19 têm crescido ao longo do tempo, com três picos principais:

10.2020, provocado pelo cancelamento da compra da Coronavac pelo Governo Federal. Neste dia, o volume de tweets foi 465% maior que a média dos dias anteriores.
12.2020, no dia do julgamento do plenário do STF sobre a constitucionalidade da exigência da vacinação.
Dia da aprovação do uso emergencial de duas vacinas pela Anvisa e primeira vacinação de um brasileiro contra covid-19, gerando um volume 533% maior de menções que a média do período.

Dados Gerais

- 8 em cada 10 mencionam o debate sobre a obrigatoriedade da vacinação. Isso faz desse tema a principal motivação das pessoas que se opõem às vacinas. Assuntos como a eficácia das vacinas, o tempo de desenvolvimento delas ou seus efeitos colaterais aparecem de forma bastante pontual no debate.
- Menções a Bolsonaro e a Dória são 10x mais comuns que aquelas a instituições como a Anvisa e o STF.
- A Coronavac domina o debate sobre imunizantes específicos. De todas as vezes em que aparecem nomes de vacinas, 82,6% das menções se referem à Coronavac - ou ao Butantan -, enquanto a Sputnik, por exemplo, aparece em apenas 0,5% das mensagens.
- Apenas 13% das mensagens consideradas como antivacina mencionam um imunizante específico. Portanto, a maior parte do debate não está pautada em questões ligadas a vacinas específicas, mas sim a posicionamentos mais gerais
- Em janeiro, o volume de menções a “Vacina do Butantan” foi 750% maior que a média. Já o volume de menções à “vacina da China” foi 53% menor.
- Após a declaração do presidente Bolsonaro em apoio a vacinação no dia 27.01, houve uma queda de 85% no volume de menções antivacina no Twitter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto