Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Daniela Passos
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Profissionais de saúde, educação e áreas sociais alertam sobre a importância de disseminar informações educativas e preventivas para reduzir a incidência da gravidez na adolescência, um problema de saúde pública que eleva a prevalência de complicações gestacionais, além de abraçar problemas socioeconômicos ao induzir um ciclo vicioso de baixa escolaridade e pobreza.
A cada mil meninas, 68,4 se tornam mães ainda na adolescência. Atualmente, mais de 434,5 mil adolescentes se tornam mães por ano no país (Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2020). Entre as causas de maternidade precoce estão os elevados índices de casamentos infantis, organizados pelas próprias famílias, a extrema pobreza, a violência sexual e a falta de acesso aos métodos anticoncepcionais. Em 2020, mais um fator pesou muito nesse cenário: o fechamento das escolas em razão da Covid-19 – e isso terá impactos consideráveis também em 2021.
“Com as escolas fechadas, perde-se muito além da educação: perde-se também o contato social, o apoio de colegas e professores, o acesso a informações sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos, sendo que esses efeitos negativos recaem principalmente sobre as meninas. E quando se fala da população carente, depois que as meninas abandonam a escola e passam a ajudar em casa, a colaborar com a subsistência da família, geralmente é muito difícil elas voltarem”, afirma o Dr. Gabriel Monteiro, ginecologista, obstetra e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro.
Como lidar com esta situação, que é de saúde pública?
Para falar sobre o tema, o Dr. Gabriel Monteiro, ginecologista, obstetra e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro – Unisa, está à disposição.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>