Conselho de Biologia lança revista sobre desafios do aquecimento global
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Daniel Yazbek
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
O tema da recém-lançada revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª. Região (CRBio-01), é “Na linha de frente: como os Biólogos lideram os esforços para combater os efeitos do aquecimento”.
A edição é a primeira com o novo projeto editorial da revista, concebido para propiciar ao leitor dossiês abrangentes sobre temas da Biologia, Ciências e Meio Ambiente. O conceito é explorar um tema em cada edição por meio de uma reportagem principal aprofundada, complementada por outras seções.
A reportagem principal dessa edição destaca a atuação dos biólogos e cientistas para interromper a sangria dos ecossistemas, gravemente ameaçados por mudanças climáticas oriundas do aquecimento global. O texto aborda diversos aspectos, como o trabalho dos profissionais no Pantanal durante a crise das queimadas, que destruiu quase 30% do bioma.
O retrocesso brasileiro em seus compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa (a nova meta permitirá ao país emitir 400 milhões de toneladas a mais do que o previsto na meta original); medidas para mitigar o impacto negativo da pecuária na emissão de gases, principalmente do danoso metano; a urgência do reflorestamento e restauração de ecossistemas; a premência do reflorestamento e arborização nas regiões urbanas, onde também é possível se produzir comida; o sonho da carne sintética, produzida por meio da biologia celular; e a aquicultura, em particular a aquicultura multitrófica integrada, como uma maneira eficaz e sustentável de se produzir alimentos são outros aspectos destacados na reportagem principal.
Na seção Entrevista, o diretor do Instituto de Biociências da USP, Prof. Dr. Marcos Buckeridge, ressalta o papel da Biologia no século 21, por sua capacidade de indicar caminhos sustentáveis à manutenção da biodiversidade. Na seção Em Campo, a bióloga Karen Domingo relata sua experiência ao alimentar animais atingidos pelos incêndios no Pantanal. O dossiê inclui também duas seções dedicadas a resenhas de um livro e uma tese pertinentes ao tema da edição.
A seção Grandes Biólogos traz um perfil do professor Sérgio Vanin, falecido em 2020, que teve uma trajetória profissional exemplar nos campos da pesquisa e do ensino.
Os textos e artes da edição são complementados por podcasts com falas de Biólogos. Os leitores têm acesso também a links ao final dos textos principais, que indicam fontes para aprofundamento nos assuntos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>