Logo
Imprimir esta página

4 de janeiro: Dia do Hemofílico - Cadastro do Ministério da Saúde registra 13 mil portadores da doença

Hematologistas da Afip Medicina Diagnóstica alertam que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater a doença

A data 4 de janeiro é marcada como Dia do Hemofílico. A proposta é chamar a atenção para a doença, que provoca sangramentos na pele e mucosas, nas articulações (hemartrose), nos músculos e outros tipos de hemorragias em órgãos internos, espontaneamente ou após um trauma.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem 13 mil pessoas hemofílicas no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que uma pessoa, em cada grupo de dez mil seja acometida pela hemofilia.

Veja abaixo algumas dúvidas comuns sobre a doença:

O que causa a hemofilia?

De acordo com o Dr. Vítor de Carvalho Queiroz, hematologista da Afip Medicina Diagnóstica, a hemofilia é uma doença hereditária. Estima-se que em 70% dos casos a transmissão ocorra de uma mãe portadora para um filho do sexo masculino. Existe a possiblidade de mulheres serem acometidas, por exemplo, no caso de uma filha de um pai doente e uma mãe portadora.

O histórico familiar é fator preponderante, porém existe casos em que a mutação ocorre espontaneamente na mãe ou no feto.

Como diagnosticar a hemofilia?

Dra. Perla Vicari, hematologista da Afip Medicina Diagnóstica, explica que os exames são indicados para pacientes que apresentam sangramentos prolongados após traumas e procedimentos cirúrgicos. Na presença de histórico familiar positivo para hemofilia, outras pessoas da família devem ser investigadas.

“O correto diagnóstico guia o tratamento adequado e previne complicações graves a curto e longo prazo”, reforça a médica. A hemofilia pode ter diferentes graus: leve, moderado ou grave.

Que complicações pode ter um hemofílico?

A pessoa com hemofilia pode apresentar complicações hemorrágicas agudas ou crônicas, estas se manifestam na forma de artropatia, que é o desgaste articular; ou na produção de anticorpos contra o fator coagulante reposto.

Tratamento

Não existe cura para a hemofilia. O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator de coagulação que está faltando. O tratamento com reposição de fator pode ser profilático ou terapêutico.

Sobre a AFIP Medicina Diagnóstica

A Afip Medicina Diagnóstica faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.

Seu laboratório central em São Paulo, com mais de 2.000 metros quadrados, realiza mais de 70 milhões de exames por ano. Além disso, a AFIP também desenvolve pesquisas científicas e estudos em parceria com institutos e universidades.

A alta qualidade da Afip Medicina Diagnóstica é reconhecida pela Acreditação com Excelência, concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto