Logo
Imprimir esta página

Especialistas discutem como deve ser a vacinação em pacientes com doenças crônicas

Além da Covid-19, as vacinas são importantes no combate de outras doenças que apresentam grandes riscos para pessoas em tratamentos de enfermidades como o câncer

Com a vacina sendo o principal tema do debate do combate ao Covid-19, muito tem se falado de como será feita a imunização de pacientes em tratamento de doenças crônicas. O assunto foi amplamente discutido no evento online “Conexão, Paciente, Família e Cuidador”, organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

Durante apresentação ao vivo, o presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Juarez Cunha, afirmou que ainda são muitas as dúvidas em relação à imunização contra a Covid-19, no entanto não podemos esquecer da importância de se proteger contra as demais doenças.

“É importante que todos coloquem seu calendário de vacinas em dia, assim evitamos que outras doenças comecem a impactar um sistema de saúde que já está sofrendo uma demanda muito grande por conta da Covid- 19”, explica.

Para o diretor da SBIm, Renato Kfouri, a vacinação é uma das medidas mais eficazes de saúde pública em termos de prevenção individual e coletiva. “Vacina não é só para criança, e sim para adultos também. Nós ainda não damos a devida importância por cumprir o calendário vacinal na fase adulta que protege contra doenças como hepatite A e B, sarampo, febre amarela, tétano, influenza, HPV, entre outras”, afirma.

Para pacientes crônicos é preciso pensar em alguns detalhes como, por exemplo, se a vacina é a chamada viva atenuada ou morta inativada; se será aplicada antes da imunodepressão, durante ou depois; qual a quantidade de dose; e se precisa fazer sorologia prévia.

Segundo Kfouri, o ideal é sempre vacinar antes da imunodepressão, ou seja, é preciso se antecipar ao início de uma quimioterapia, fazer uma cirurgia ou outros procedimentos que causem a queda da imunidade. Se a vacina contém componentes vivos, é preciso realizar a aplicação no paciente quatro semanas antes, se tiver organismos inativos são necessárias duas semanas. Caso seja aplicada vacina durante quimioterapia, é preciso repetir a dose.

“Como sugestão, indico que o médico deve seguir um roteiro básico para pacientes crônicos que começa em avaliar o comprometimento que a pessoa tem no sistema imunológico, observar o calendário de acordo com a idade, entender a vacinação prévia já realizada, sempre considerar a vacina influenza e vacinar familiares e acompanhantes que estão sempre em contato com o paciente”, explica o diretor.

Para assistir ao vídeo com explicação do especialista, acesse:

.be

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

O LAL é uma organização brasileira da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2008, em São Paulo, para disseminar informação de qualidade para a população sobre saúde do homem, com ênfase à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em 2014, sua agenda de causas foi ampliada, com a incorporação de ações para alertar sobre os cuidados necessários com a saúde do coração e também para a atenção a outros tipos de câncer, como pulmão, pele/melanoma e os tumores ginecológicos femininos, além do câncer de mama. O Instituto atua de norte a sul do Brasil, tanto nas cidades como nas áreas rurais com campanhas de prevenção primária e secundária que promovem o diálogo, o acolhimento e a promoção do bem-estar físico e emocional. Propaga a mensagem do autocuidado e da autoestima, plantando a semente de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial. Além do Novembro Azul, o Instituto é o idealizador das campanhas RespireAgosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto