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Vendas de Ivermectina crescem mais de 20% em novembro

Relatório aponta crescimento expressivo em vendas da classe desde o início da pandemia no Brasil

Em novembro, as vendas da Ivermectina, da classe de medicamentos antiparasitários e anti-helmínticos, voltaram a subir. Houve um aumento de 22,3% nas vendas em comparação ao mês de outubro, segundo dados do levantamento realizado pela Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

O aumento de demanda vem de uma sequência de altas e retrações nas vendas da classe, uma das mais associadas a um possível protocolo de prevenção à pandemia, ainda sem comprovação científica. Em março, no início da pandemia, o número de vendas de Ivermectina ainda era irrisório, representando cerca de 0,03% da quantidade de medicamentos vendidos no País. De abril a julho, porém, o crescimento foi consistente: em abril, o salto nas vendas do medicamento foi de 156% em relação a março, enquanto junho registrou a maior alta, de 235% em relação ao mês anterior. Para frear a corrida por automedicação e estocagem do medicamento em casa, a Anvisa anunciou a restrição das vendas em agosto, provocando a queda de 78,5% nas vendas nacionalmente. Porém, em setembro, com o relaxamento da medida, as vendas voltaram a apresentar alta e subiram 76,6% em um mês. Em outubro, as vendas do remédio tiveram nova queda, desta vez de 56,5%.

Mantendo o comportamento desencadeado pela Covid-19, a hidroxicloroquina, outro medicamento associado ao combate ao novo Coronavírus, embora também sem comprovação científica, também vem sendo destaque de vendas. A classe do remédio, que pertence aos antirreumáticos, junto dos anti-inflamatórios não esteroidais, foi a mais vendida em novembro, representando 14,2% do faturamento dentre as dez classes mais expressivas. Em seguida estão os analgésicos e antipiréticos, com 12,9% e completando o top 3, os contraceptivos hormonais, com 10,9%.

São Paulo segue liderando em importância relativa do mercado

Os dados de vendas de medicamentos gerais entre os estados se mantiveram no mês de novembro: São Paulo segue na liderança com 34,8% de importância relativa em faturamento nacional, seguido pelo Rio de Janeiro (11%); Minas Gerais (9,5%); Rio Grande do Sul (7%) e Paraná (6,9%).

O ticket médio nacional ficou na faixa acima de R$45 em novembro de 2020, com crescimento de 14,9% em relação a novembro de 2019 e 6,8% ao mesmo mês em 2018. O estado de maior valor médio foi o Mato Grosso do Sul, com R$ 66,74, seguido por Rondônia, com R$ 65,58, e Rio Grande do Sul, com R$ 62,08.

Os dados foram obtidos a partir da análise de mais de 107 milhões de produtos farmacêuticos e mais de 50 milhões de notas de compra, comparando os meses de novembro de 2018, 2019 e 2020.

Sobre a Linx

A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e 5 países da América.


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