Logo
Imprimir esta página

Medicina de emergência ganha impulso no Brasil

Especialização na área tende a melhorar o atendimento ao trauma a pacientes de pronto socorro

A medicina de emergência tem cada vez mais se aperfeiçoado no Brasil desde 2015, quando o Ministério da Educação reconheceu a residência médica na área. Desde então, faculdades de medicina passaram a oferecer essa especialização. Na opinião do coordenador da Residência Médica em Emergência do Hospital Universitário Cajuru, dr. Gleicon Oliveira Rosa, esse aperfeiçoamento tende a melhorar o atendimento aos pacientes e aumentar o padrão dessa medicina, que é de extrema importância para salvar vidas em risco.

O trabalho e estudo com a especialização em medicina de emergência começaram nos Estados Unidos, na década de 1970. Essa especialidade se caracteriza por um médico de plantão na sala de emergência e que está preparado para a estabilização, primeiros atendimentos e acompanhamento do paciente, independente das causas e consequências do que ele tenha sofrido.

Gleicon explica que, no Brasil, o atendimento de urgência e emergência tradicionalmente é feito de forma setorizada. Ou seja, existem diferentes médicos plantonistas que atendem pacientes de acordo com sua especialidade. "Esse médico de emergência unifica o que acontece atualmente no Brasil em boa parte dos hospitais que possuem pronto socorro. Com a especialização, apenas um médico faz o primeiro atendimento e, caso necessário, encaminha para um especialista em outra área ou para cirurgiões", explica.

Procura aumentou

Após o reconhecimento pelo MEC dessa residência médica, foi criada a Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência). Em 2019 o HUC passou a contar com essa residência médica entre as suas especializações. Segundo o dr. Gleicon, a pandemia de COVID-19 mostrou a necessidade ainda maior de médicos emergencistas, como são chamados os especialistas na área. E a procura por essa especialização também tem sido impulsionada por causa da pandemia.

Na opinião do coordenador, o atendimento tende a se tornar mais rápido e adequado nos hospitais brasileiros conforme a medicina de emergência ganhe mais espaço. “Se o paciente tiver um atendimento imediato cada vez mais aperfeiçoado, a evolução do quadro de saúde da pessoa é ainda mais positiva e essa especialização torna isso ainda mais concreto”, explica.

O trabalho com a especialização tende a melhorar o atendimento na emergência como um todo, como em casos de trauma, clínicos, pediátricos, obstétricos, entre outros. Para o futuro, segundo o dr. Gleicon, a tendência é que os pronto socorros do país, conforme tenham os especialistas na área, fiquem ainda mais unificados e as divisões diminuam.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto