Logo
Imprimir esta página

No mês de início do Verão, campanha "Dezembro Laranja" alerta para os riscos da exposição solar sem proteção

Câncer de pele é o mais comum no Brasil, totalizando 25% de todos os tipos de tumor

Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Por isso, a campanha "Dezembro Laranja" acontece nessa época do ano que antecede a estação mais quente, com o objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele.

O Instituto Radion de Oncologia, de Curitiba, apoia esta causa, uma vez que o câncer de pele do tipo não melanoma é o mais frequente no país, representando mais de 25% de todos os tipos de cânceres, tanto nos homens quanto nas mulheres.

A estimativa é que ocorram mais de 175 mil novos casos da doença no país em 2020, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Outros números são igualmente alarmantes: mais de 60% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia; seis milhões de adultos não se protegem ao se expor ao sol.

“A exposição desprotegida aos raios solares é muito danosa ao organismo”, adverte o Dr. Eder Babygton Alves, radioterapeuta, membro do corpo clínico do Instituto Radion. Por isso, segundo ele, é essencial proteger a pele das radiações UV (ultravioleta).

O médico acrescenta como fatores de risco para esse tipo de tumor a pele clara, que não se bronzeia facilmente, a exposição excessiva ao sol, história prévia de câncer de pele ou casos na família e pintas escuras, com cascas ou disformes.

Prevenção

A boa notícia é que este tipo de tumor pode ser prevenido com o uso do protetor solar, proteção física como chapéu e óculos de sol, assim como evitando a exposição solar entre as 10h e 16h.

No entanto, quando já está instalada a doença, o diagnóstico precoce é fundamental, de acordo com o especialista do Instituto Radion, pois permite a boa evolução clínica do paciente. "Tão logo perceba manchas diferentes pelo corpo, não hesite, procure por um especialista", aconselha o radioterapeuta.

No Brasil, o tipo mais comum de câncer de pele é o não melanoma, que tem baixa letalidade, mas apresenta elevada ocorrência. Esse tipo de tumor, que consiste no crescimento anormal e descontrolado de algumas células que compõem a pele, pode ser identificado por meio de exame clínico por um especialista da área e confirmado por biópsia.

Radioterapia

O Dr. Eder informa que a radioterapia desempenha papel importante no tratamento, como opção à cirurgia, especialmente nos casos dos tumores do tipo não melanoma. Avançadas tecnologias presentes na rotina do Instituto Radion possibilitam a aplicação de terapêuticas eficazes, de forma segura e com bons resultados estéticos.

A técnica de radioterapia mais empregada para tratar a pele consiste na utilização de elétrons (um tipo de radiação com massa corpuscular), com baixa penetração, "apenas ao nível da pele, sem prejuízos a órgãos ou tecidos abaixo dela", de acordo com o especialista do Radion.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto