Especialista alerta sobre riscos da Infecção no Trato Urinário (ITU) em gestantes
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabrielle Alvares
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Professora Doutora da UNIFRAN explica quais são os sintomas, tipos de infecções e cuidados a serem tomados
A infecção no trato urinário, conhecida pela sigla ITU, é algo que muitas pessoas já tiveram ou irão ter ao longo da vida, mas que se não tratada, pode gerar sérias consequências, especialmente em pacientes gestantes. É o que alerta a professora Dra. Cristiane F. Tavares, dos Cursos de Graduação de Biomedicina e Medicina da Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional.
A ITU consiste em uma infecção que atinge um ou mais componentes do trato urinário que é composto de: dois rins, dois ureteres, uma bexiga, e uma uretra. Ela pode ser assintomática ou sintomática, sendo alguns dos sintomas: desejo forte e persistente de urinar, sensação de queimação ou ardência ao urinar, conhecido como disúria, além da urina apresentar aspecto turvo e com mau odor.
Especialmente em grávidas é preciso ter atenção redobrada a uma possível ITU, já que é um problema comum nesse período, como explica a Dra. Professora Cristiane: “No decorrer da gravidez, fatores hormonais, como a presença da progesterona reduz a contração involuntária dos ureteres e a compressão do útero provocando um represamento de urina; além de mudanças anatômicas e fisiológicas, como o pH urinário mais alcalino, também colaboram para ocasionar modificações no trato urinário da gestante possibilitando assim as ITUs”, diz.
Há três tipos de infecções do trato urinário, bacteriúria assintomática, cistite e pielonefrite. A bacteriúria assintomática caracteriza-se pela colonização bacteriana do trato urinário, onde não há manifestações clínicas (sem sintomas), necessitando assim de exames laboratoriais para a sua identificação, por isso a importância do acompanhamento médico pré-natal. A cistite e a pielonefrite são classificadas quanto a localização da infecção, podendo ser chamadas de baixas ou altas. As baixas se referem às infecções que acometem a bexiga e a uretra, identificadas como cistites. As altas podem acontecer nos rins, também chamadas pielonefrites.
Durante a gravidez, as complicações que podem ocorrer relacionadas a ITU são anemia, bacteriúria, choque séptico, insuficiência renal, hipertensão e pré-eclâmpsia. Entre as complicações perinatais incluem a restrição de crescimento intra-útero, baixo peso do recém-nascido, ruptura prematura de membranas amnióticas, paralisia cerebral ou retardo mental, parto prematuro e o óbito perinatal.
Já em relação ao Coronavírus, essa combinação de infecções pode ser ainda mais perigosa, como explica a professora: “Dados recentes relataram que pacientes infectados pelo SARS-COV2 podem desenvolver um quadro de inflamação denominado nefrite túbulo-intersticial, pois uma das portas de entrada do vírus SARS-COV-2, nas células, seria através da enzima que se encontra em vários órgãos, inclusive nos rins. Ainda não há um pleno conhecimento, porém, relatos já demonstraram a presença do vírus nos rins, em análises pós-morte, com a presença de RNA viral na urina”, diz Cristiane Tavares.
Para a prevenção desse tipo de infecção, a doutora recomenda e reafirma a importância do acompanhamento médico pré-natal em pacientes gestantes.
Sobre a UNIFRAN - Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 56 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>