Logo
Imprimir esta página

Levantamento do hospital Samaritano Higienópolis traça “perfil” do câncer de pele nos últimos 4 anos; idosos lideram os quase 1 mil casos analisados, em 60%

Hospital reforça a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença

O mês de dezembro anuncia a chegada do verão e de uma importante data do calendário da saúde, o Dezembro Laranja, que é dedicado a prevenção do câncer da pele, tipo de neoplasia maligna mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano (aproximadamente 30% dos diagnósticos de tumores malignos no país), segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Apesar da alta incidência, quando diagnosticado precocemente, tem ótimo prognóstico, com cura em mais de 90% dos casos. Nos últimos quatro anos, o Hospital Samaritano Higienópolis registrou 989 casos de internação por câncer da pele, com predominância do tipo não melanoma. Os idosos lideram o levantamento somando 60%. Pacientes entre 60 e 69 anos representam (23%); 70 a 79 anos (19%); e acima de 80 anos (18%); além do grupo com 50 a 59 (19%); 40 a 49 (13%); e menos de 40 anos (9%), completam o restante dos casos analisados.

O câncer da pele não melanoma (CPNM) tem menor mortalidade e é responsável por grande parte dos casos da doença (neoplasia cutânea), se apresentando com lesões de difícil cicatrização em áreas do corpo mais expostas, sobretudo em idosos. O câncer da pele melanoma, que representa apenas 3% das neoplasias malignas da pele, é o mais grave devido ao alto potencial de provocar metástase (a disseminação para outros órgãos), e tem como manifestação clínica a mancha marrom, por vezes semelhantes a uma pinta, podendo atingir qualquer área da pele ou mucosas.

“Nos casos iniciais, a cirurgia é o tratamento mais indicado, mas radioterapia e quimioterapia também podem ser necessárias dependendo do estágio de evolução da doença” diz o Dr. José Jabur, cirurgião dermatológico e chefe de equipe do hospital Samaritano Higienópolis.

O objetivo do Dezembro Laranja é conscientizar a população sobre a doença e seus fatores de risco, como exposição solar acumulativa, histórico familiar, pele clara, queimaduras solares intermitentes, idade, entre outros. “É importante que os pacientes sejam avaliados anualmente pelo dermatologista, visto que a doença tem diagnóstico clínico com auxílio da dermatoscopia” enfatiza Dr. Marcos Moura Campos, dermatologista do hospital Samaritano Higienópolis.

Nos últimos quatro anos, o Hospital Samaritano registrou 989 casos de internação por câncer da pele, com predominância do tipo não melanoma, representado na maioria das vezes pelo carcinoma basocelular ou Internações por câncer da pele Samaritano Higienópolis 2016-2020 pelo carcinoma espinocelular.

Houve maior acometimento em idosos, com pico de incidência entre 60 e 70 anos, sem predileção significativa por gênero.

Devido à alta incidência e à importância do diagnóstico precoce é necessário ficar atento a mudanças de pintas antigas e ao surgimento de novas lesões de pele, sobretudo após os 35 anos de idade. Nesses casos, deve-se procurar um dermatologista para avaliação adequada. Além disso é muito importante lembrar do uso do protetor solar, assim como medidas de fotoproteção física como bonés e roupas com proteção UV e a não exposição ao sol nos horários de pico de radiação UV, como das 10h às 16h. Fique atento aos sinais de alerta e aos fatores de risco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto