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Síndrome de burnout e a pandemia

Por Dhayana Silva

Estamos vivendo um cenário novo, aprendendo a lidar com a pandemia de covid-19, que nos impacta de forma direta ou indireta. Nas mídias sociais, nos deparamos com as novas estatísticas sobre a doença, novos casos, o impacto na economia e a perspectiva pela ciência.

Diante de tantos fatores, é preciso salientar a importância de olhar também para o ambiente corporativo. Muito é falado sobre os diversos profissionais que perderam o emprego em razão da situação atual, mas também é importante atentar àqueles que permaneceram empregados durante a crise.

Burnout é a síndrome da exaustão física e mental, e o transtorno está registrado no grupo 24 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). O esgotamento profissional é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um fenômeno global. Não é uma doença, mas uma condição que impacta diretamente a saúde física e psíquica do indivíduo. Trata-se de um estresse crônico.

Um dos principais fatores que influenciam o distúrbio é a carga de trabalho, razão pela qual o profissional passa a produzir um alto nível de cortisol. Como uma das funções do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, a pessoa permanece em um estado de exaustão prolongada.

O burnout é silencioso, e suas consequências se refletem em dores emocionais que, por sua vez, são somatizadas em dores físicas, como a presença de dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, insônia, alteração de humor, dificuldade de concentração e até mesmo perda de cabelos.

As empresas estão investindo cada vez mais em qualidade de vida, e é necessário garantir que esses programas cheguem aos colaboradores e que todos tenham acesso de forma equitativa. A política de home office veio para ficar, mas é imprescindível que seja favorável a todos.

Quando falamos sobre burnout, consideramos os fatores psicossociais, o quão o indivíduo é impactado por seu trabalho e em quais áreas de sua vida esses impactos se refletem. Por isso, é importante que as organizações atentem à saúde mental dos funcionários, principalmente durante a pandemia. É preciso observar a situação dos funcionários que permaneceram desenvolvendo suas atividades laborais dentro e fora dos escritórios e dobraram sua carga horária para alcançar metas e manter a empregabilidade.

Se você está passando por uma carga emocional estressante, busque ajuda profissional, e não normalize a exaustão!

Dhayana Silva é analista de Recursos Humanos da Service IT.

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing e consultoria. A empresa possui uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes. Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura, Amazon, Dell EMC, IBM, Lenovo, Microsoft, Oracle, RedHat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Cyberark, Fortinet, LogRhythm, Palo Alto, PhishX, Qualys, Sonicwall, Sophos, Symantec e Trend Micro, e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação, e investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.


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