Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Diabetes - Especialista do Hospital São Vicente fala sobre a relação entre a obesidade e a doença

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em outubro de 1921.

O endocrinologista e clínico geral do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Caetano Munhoz de Domenico, explica como a doença age no organismo. “Diabetes é o nome que engloba várias doenças e tem em comum a elevação do açúcar no sangue. A glicose é um tipo de açúcar que se produz quando os alimentos são digeridos no intestino e que necessita de insulina para ser absorvida, um hormônio secretado pelo pâncreas”.

O médico conta que existem duas variações principais, o tipo 1 e o tipo 2. “A primeira é uma doença auto-imune que acomete principalmente crianças e adolescentes, onde os próprios anticorpos do organismo atacam as células do pâncreas, produtoras de insulina. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo. A glicose, então, não é absorvida pelas células 1 e 2. Já o tipo 2, apresentação mais comum da doença, surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz. Ou, então, o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar glicemia. O tipo 2 está diretamente ligado ao sobrepeso e a obesidade”.

Só no Brasil, estima-se que existam 19 milhões de diabéticos. A doença é silenciosa e só se manifesta quando a taxa de glicose no sangue está alta, acima de 200. Os valores de glicemia considerados normais estão entre 70 e 99 mg/dL e para o diagnóstico de diabetes valores superiores a 125 mg/dL. Os sintomas principais são sede, urina e fome em excesso.

“Quando falamos sobre prevenção, a gente sempre se refere ao tipo 2, pois a diabetes do tipo 1 possui base genética. É preciso manter uma alimentação regrada e saudável, além de praticar atividade física. Temos que manter massa muscular ativa, mesmo na velhice. O exercício mais recomendado para quem tem diabetes é a musculação, para que o músculo se fortaleça e consuma glicose. O objetivo é manter o peso equilibrado”, orienta o endocrinologista.

O tratamento de ambos os tipos é feito por meio de cuidados individuais e do uso de medicamentos antidiabéticos. “Aqui em Jundiaí nós somos privilegiados de uma certa forma, porque o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza muitos dos antidiabéticos orais que utilizamos e que as cidades vizinhas não possuem. Temos um arsenal terapêutico muito bom. O acesso gratuito a esses remédios favorece não só quem está tratando o paciente com diabetes, mas também o paciente que está precisando desses medicamentos”, elogia Dr. Caetano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto