Hospitais filantrópicos operam com custos menores
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Predicado Comunicação
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Indicadores da Planisa mostram custos em diferentes unidades hospitalares
Em estudo único realizado no país, a Planisa lança com periodicidade semestral, o Boletim de Indicadores de Custos de Hospitais Brasileiros. Participaram deste estudo 123 hospitais, conforme sua natureza jurídica: hospitais privados com fins lucrativos, privados sem fins lucrativos (filantrópicos) e Organizações Sociais de Saúde (OSS's).
Os hospitais filantrópicos têm, em geral, custos mais baixos do que os privados com fins lucrativos e dos administrados por OSS’s. As unidades beneficentes consomem menos recursos em praticamente todos os doze itens pesquisados. Neste link - https://planisa.com.br/site/wp-content/uploads/2020/11/planisa-2020.pdf -, é possível acessar a íntegra do Painel de Indicadores da Planisa, com dados referentes ao primeiro semestre de 2020. Já neste endereço - https://planisa.com.br/site/wp-content/uploads/2020/11/planisa-2019.pdf - estão disponíveis dados do ano de 2019.
As instituições filantrópicas são mais econômicas, por exemplo, com custos em diárias de pacientes em UTI Adulta e com custos na utilização do centro cirúrgico. Nas unidades UTI Neonatal e UTI Pediátrica, os hospitais privados com fins lucrativos são mais econômicos nos valores de diárias no conjunto dos hospitais analisados.
O diretor técnico da Planisa e especialista em gestão de custos hospitalares, Marcelo Carnielo, explica que algumas questões são importantes compreender, que justificam as variações de custos das diárias hospitalares, que são complexidade, ocupação e pessoal. Em hospitais que atendem pacientes mais complexos, o custo unitário da diária é maior do que em hospitais que atendem casos mais simples. Neste caso, o consumo de medicamentos e materiais hospitalares são os principais responsáveis no aumento destes custos.
Já em hospitais com grande volume assistencial que atendem próximo de sua capacidade instalada, o custo unitário é menor do que em hospitais que têm baixo volume de produção. “O custo fixo alto, normalmente presente nos hospitais, torna indispensável a utilização da capacidade instalada. Essa variável é a principal justificativa de custos unitários de diárias elevados nos hospitais; ao contrário do que imaginamos, temos muitos hospitais ociosos, principalmente os hospitais de pequeno porte, além de que os hospitais filantrópicos possuem isenções de encargos sociais que diminuem significativamente os custos da folha de pagamento, além de outras isenções”, fala Carnielo.
A Planisa possui amplo banco de dados, com outras informações sobre custos hospitalares e está à disposição para atender às solicitações da imprensa, conforme a necessidade. Dados de custos hospitalares para ilustrar reportagens podem ser solicitados de forma personalizada.
Sobre a Planisa
Líder em gestão de resultados para organizações de saúde, a Planisa dá apoio na gestão de 22 mil leitos, 400 salas de cirurgias e 130 mil colaboradores em hospitais e instituições de saúde de todas as regiões do Brasil, alcançando 18 estados e o Distrito Federal.
Desde 1988, a Planisa vem se destacando como referência em consultoria especializada para o segmento da saúde, visando a melhoria contínua da produtividade na área em todo o Brasil e no exterior.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>