Excesso de videoconferência aumenta em mais de 60% a prescrição de medicamentos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Monique Dutra
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
A informação faz parte da primeira pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) sobre reuniões virtuais nos últimos cinco meses
Neste sábado, dia 10, Dia Mundial da Saúde Mental, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulga dados parciais da primeira pesquisa realizada pela instituição sobre saúde mental e o excesso de reuniões virtuais, que até ganhou nome: fadiga do zoom. De acordo com o levantamento, 54,8% dos psiquiatras associados entrevistados perceberam um aumento nas queixas dos pacientes sobre o excesso de videoconferências nos últimos cinco meses, 61,1% dos entrevistados perceberam um aumento de prescrição de receituários A, B e C nos últimos 5 meses e 68,6% aumentaram as prescrições de psicoterapia para seus pacientes. A pesquisa começou no final de agosto e os dados apresentados são até o dia 06 de outubro.
Desde o início da pandemia, aspectos como o distanciamento social, o “ficar em casa” e o home-office fizeram com que todos os compromissos profissionais e pessoais se tornassem virtuais. Como já orientado pela ABP desde março, em artigo publicado no Brazilian Journal of Psychiatry, as preocupações com a onda de consequências à saúde mental derivadas da pandemia chamam a atenção.
“É importante lembrar que já está em formação a quarta onda relativa à pandemia, que se refere ao trauma psíquico, doença mental, impacto econômico e burnout. Esses dados nos mostram exatamente este cenário. Ao contrário das outras curvas, esta permanece ascendente, mostrando que as consequências serão maiores e durarão mais tempo. Diferente do que muitos pensam, no entanto, a quarta onda agirá simultaneamente as outras” – afirma Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Em outro estudo realizado recentemente pela ABP, os associados perceberam um aumento de até 25% nos atendimentos psiquiátricos e 82,9% do agravamento dos sintomas de seus pacientes após o início da pandemia. Tais dados reforçam a necessidade do cuidado com a saúde mental da população, que deve ser abrangente e direcionado a todos para haver uma mudança desta realidade relacionada com o surgimento de doenças mentais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>