Dieta cardioprotetora? Conheça receitas aliadas para a saúde do coração
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Luna Aghata
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, HCor reforça importância de uma dieta equilibrada para a prevenção de doenças cardíacas
Risoto, massa, carne de porco. Dá para comer tudo isso sem colocar em risco a saúde do coração? De acordo com a pesquisadora do maior estudo de nutrição clínica já realizado no Brasil no HCor, Ângela Bersch, a resposta é sim. E, segundo a especialista, que tem formação em Nutrição, a estratégia está justamente na chamada Dieta Cardioprotetora Brasileira (Dica BR), criada pelo Instituto de Pesquisa do HCor em parceria com o Ministério da Saúde.
Para ela, o segredo da dieta cardioprotetora é não restringir o cardápio, mas, sim, promover algumas adaptações em receitas. Tudo ingerido na medida certa, valorizando os ingredientes mais saudáveis e em porções que correspondam às necessidades diárias de cada paciente.
“A frequência no consumo de determinadas comidas precisa ser equilibrada, a fim de não aumentar os níveis de glicemia, colesterol, pressão e também o peso, considerados fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, explica.
Pensando nisso, às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, o HCor destaca algumas receitas mais saudáveis e super saborosas, preparadas com ingredientes aliados na manutenção da saúde cardíaca. Pegue a caneta (ou tire um print de tela) para encarar a cozinha mais tarde.
- Risoto de frango
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de soja
6 dentes de alho picados
1 cebola média ralada
500g de filé de frango temperado, cozido e desfiado em lascas
100g de ervilha congelada
½ colher (sopa) de sal
2 tomates médios sem sementes picados
1 cenoura média ralada
1 xícara (chá) de palmito fresco, cozido e picado
2 xícaras (chá) de arroz cozido
Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo, frite os dentes de alho e a cebola, junte o frango e deixe dourar.
Acrescente a ervilha, o sal, os tomates, a cenoura e cubra com água. Cozinhe até ficar bem macio.
Junte o palmito e o arroz, e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Polvilhe o cheiro-verde e sirva.
- Sopa de Capeletti
Ingredientes:
2 litros de água
100g de peito de frango sem pele
1 colher (sopa) rasa de sal refinado
4 colheres (sopa) de caldo do frango
500g de capeletti de frango
1 abobrinha pequena cortada em cubos pequenos
200g de abóbora cortada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo:
Coloque em uma panela grande a água fria, o peito de frango, o sal e o caldo de frango. Cozinhe até o frango ficar macio e deixe esfriar.
Desfie grosseiramente e, nesse mesmo caldo, acrescente o capeleti, a abobrinha e a abóbora, e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, até todos os legumes ficarem macios.
Decore com a salsa e abóbora raladinha. Sirva quente.
- Lombo recheado com palmito
Ingredientes:
1kg de lombo aberto em manta
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de gengibre ralado
3 dentes de alho amassados
½ xícara (chá) de vinagre
½ colher (sobremesa) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
3 ½ xícaras (chá) de palmito fresco, cozido e cortado em cubos pequenos
3 tomates médios picados
3 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de preparo:
Tempere o lombo com o suco de limão, o gengibre, os dentes de alho, o vinagre, o sal e a pimenta. Coloque em um refratário, tampe com papel alumínio e leve à geladeira por 2 horas.
Misture o palmito, o tomate e a salsa. Distribua essa mistura sobre o lombo. Enrole e amarre com barbante.
Coloque em uma assadeira, regue com a marinada, cubra novamente com papel alumínio e leve para assar no forno preaquecido a 220°C durante 50 minutos.
Retire o papel alumínio e volte ao forno até dourar, regando de vez em quando com o molho que se forma na assadeira.
Sobre o Dica BR
O modelo do programa é inspirado na consagrada Dieta Mediterrânea, que preconiza peixes, azeite de oliva e taça de vinho. Mas, por sua vez, o Dica BR abrange opções acessíveis à população brasileira, pensando, inclusive, nas diferenças regionais e culturais do País. Na prática, isso significa que, ao adotar a Dieta Cardioprotetora Brasileira, o paciente pode comer de tudo que está acostumado na sua região, mas de uma forma balanceada.
Nesse programa, os alimentos são divididos de acordo com o grau de processamento, nas cores da bandeira do Brasil. Sendo assim, frutas, verduras, legumes, feijão, leite e iogurte desnatado, por exemplo estão no grupo verde, de alimentos in natura ou minimamente processados, considerados os alimentos mais cardioprotetores, que só têm nutrientes bons, como antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.
Já o grupo amarelo reúne produtos extraídos de alimentos in natura a partir de técnicas de processamento, como macarrão, pães e óleos, que devem ser consumidos de forma moderada, por fornecer energia. As receitas de risoto de frango e sopa de capeletti, listadas acima, fazem parte desse grupo.
Por fim, o grupo azul, onde estão os alimentos processados. Nele, carnes vermelhas, ovos, manteiga e queijos, que precisam ser ingeridos em menor quantidade ao longo do dia, por causa da quantidade de gordura saturada, colesterol e sódio. A receita de lombo contém ingredientes desse grupo, portanto deve ser consumida com menos frequência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>