Falar Pode Mudar Tudo: movimento alerta sobre a importância de discutir transtornos mentais e demonstrar apoio a pacientes
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giuliana Gregori
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Iniciativa trata sobre o impacto da pandemia na saúde mental e o preconceito contra pessoas que lidam com transtornos psicológicos
Ansiedade e depressão são alguns dos transtornos mentais que possuem diferentes apresentações e geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas1. Os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas2 e, no Brasil, depressão e ansiedade correspondem à quinta e sexta causas de anos de vida vividos com incapacidade3. Porém, o preconceito contra indivíduos nestas condições persiste e pode causar piora dos quadros.
Diante desse cenário, a Libbs Farmacêutica se uniu ao Centro de Valorização da Vida (CVV) e à Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) para dar continuidade à campanha Falar Pode Mudar Tudo, lançada em 2019. A causa visa desmistificar os estigmas em relação aos transtornos mentais, combater os preconceitos que a própria sociedade tem sobre eles e reforçar como pequenas atitudes podem mudar a vida de uma pessoa com transtorno mental.
Momento atual
“Não tem como falar de saúde mental nesse momento sem abordarmos a pandemia da Covid-19 e o isolamento social que o mundo vive”, afirma Dra. Giuliana Cividanes, mestre em psiquiatria pela Unifesp. Quem já tinha alguns traços de transtorno mental ou estava com os sintomas sob controle corre o risco de piorar nessa quarta onda da pandemia, a que afeta a saúde mental. “É uma situação de estresse prolongado, de ausência de perspectiva de futuro, de mudanças enormes para a sociedade. O medo de contrair o vírus já está passando, mas os impactos na saúde mental estão crescendo”, aponta. O isolamento é especialmente prejudicial. “Somos sociais, temos neurônios espelho que precisam do contato do outro para se manterem equilibrados”, ressalta Dra. Giuliana.
A Causa
Falar Pode Mudar Tudo alerta para a fala e a escuta ativa entre as pessoas para que não haja um adoecimento ainda mais amplo da sociedade, principalmente em tempos de distanciamento social. “As manias, medos, ansiedades e irritações se tornaram muito mais evidentes nesse período e, consequentemente, há um aumento da autocobrança”, alerta a especialista. “Buscar ajuda profissional é fundamental para um melhor entendimento e tratamento adequado dos transtornos mentais”. O preconceito afasta as pessoas do convívio social, o que pode agravar o transtorno e ser ainda mais prejudicial para o paciente. “Trazer a importância de falar, para quem sofre, é tão importante quando mostrar ao outro que é preciso saber ouvir”, comenta Dra. Giuliana.
Sobre Falar Pode Mudar Tudo
Nos próximos meses, o movimento abordará questões que envolvem o preconceito contra quem lida com transtornos mentais em formato de lives, webmeetings e uma websérie de três episódios. Nas redes sociais, os conteúdos podem ser acessados no Instagram e no Youtube. No ano passado, a campanha abordou a importância de falar sobre um grande tabu: o suicídio, com a participação de Carlinhos Brown no videoclipe “Vozes do Silêncio”.
Sobre a Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central. Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade).
Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.
Referências bibliográficas
Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa - Transtornos mentais [internet]. [acesso em 20 jul. 2020] 2018. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5652:folha-informativa-transtornos-mentais&Itemid=839.
Nações Unidas Brasil. Transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas [internet]. [acesso em 20 jul. 2020] 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/transtornos-mentais-sao-responsaveis-por-mais-de-um-terco-do-numero-total-de-incapacidades-nas-americas/#:~:text=Embora%20os%20transtornos%20mentais%20sejam,Americana%20da%20Sa%C3%BAde%20(OPAS).
Lopes CS. Como está a saúde mental dos brasileiros? A importância das coortes de nascimento para melhor compreensão do problema. Cad. Saúde Pública. 2020; 36(2): e00005020. [acesso em 20 jul. 2020]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000200201&lng=en
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>