Cirurgia endoscópica da coluna - tecnologia para ajudar pacientes em tempos de pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vanessa de Paula
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Procedimento é menos invasivo, menos dolorido e alta hospitalar pode ser no mesmo dia
Com a pandemia de coronavírus, a assistência médica no país tem sofrido prejuízos, as consultas, exames e cirurgias estão sendo adiadas por tempo indeterminado. Só na área de diagnóstico, a queda no movimento é de 70% a 80%, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Patologia). Com medo de se expor ao contágio pelo vírus, as pessoas estão ignorando os sintomas e postergando a procura por ajuda médica. "As doenças e os diagnósticos continuam e os tratamentos não podem esperar, claro que tomando todas as precauções em relação ao novo coronavírus, assim como nós profissionais médicos estamos fazendo", alerta Rafael Barreto, médico ortopedista, especialista em cirurgia da coluna.
Muitas pessoas sofrem de dores na coluna e sabem o quanto o problema incomoda. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada 10 pessoas, oito terão dores nas costas ao longo da vida. E para aquelas que precisam passar por uma cirurgia, existem procedimentos minimamente invasivos, com menos tempo de internação e recuperação mais rápida. Já é uma realidade no Brasil a realização de cirurgia na coluna por endoscopia. A técnica utiliza, em vez de bisturis e pinças, alta tecnologia com câmera e instrumentos de proporção reduzida. Hoje elas podem ser realizadas até em day hospitals e, dependendo da patologia, podem ser feitas com uma sedação consciente ou sob anestesia geral. O tempo de internação é mais curto e consequentemente os riscos são menores.
Indicações
Uma das grandes indicações da endoscopia é no tratamento das doenças degenerativas, como hérnia de disco e estenose de canal, pois esse procedimento pode evitar uma cirurgia mais complexa, como a artrodese (fixação com parafusos) que implica maior trauma, mais tempo de internação e maior risco durante e após a operação.
Vantagens
Segundo o médico Rafael Barreto, os principais benefícios são:
Retorno mais rápido às atividades diárias;
• Reduz a necessidade de cortar tecidos moles (por exemplo, lesões ou danos nos ligamentos e músculos);
• Menos perda de sangue;
• Menos desconforto pós-operatório ou dor;
• Alta hospitalar no mesmo dia.
Como é realizada?
Com apenas uma pequena incisão na pele, um endoscópio com iluminação potente e imagem de alta definição, é introduzido e através dele o procedimento é realizado com maior segurança. Dessa forma, possibilitam menor trauma cirúrgico, preservando estruturas vizinhas à coluna (músculos, tendões, ligamentos e vértebras). A anestesia pode ser local com sedação ou somente anestesia geral, o paciente costuma receber alta no mesmo dia.
O procedimento exige uma habilidade cirúrgica altamente especializada e poucos cirurgiões de coluna executam técnicas de Endoscopia de Coluna com regularidade para serem proficientes nessa área hoje no Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>