Da clínica geral a ginecologia, telemedicina é solução para manter o atendimento e a saúde financeira de consultórios médicos e pequenas clínicas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Lídia de Santana
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Com o Consultório Virtual Conexa Saúde, a startup, que acaba de receber um aporte de R$ 40 milhões, leva para pequenos usuários sua experiência com grandes empresas e conquista a adesão de médicos de todas as especialidades
Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, muitos médicos viram o fluxo mensal de atendimento de seus consultórios despencar. Essa situação remete a questões relativas à manutenção do atendimento de pacientes e de sustentabilidade financeira desses profissionais que também são empreendedores de seu negócio. Esse é o caso da médica ginecologista Sandra Martins, no Rio de Janeiro, que teve uma queda de 70% do volume mensal de atendimentos já no início da pandemia. A solução encontrada por Sandra foi o Consultório Virtual da Conexa Saúde. “Com a teleconsulta foi possível manter mais da metade dos atendimentos, garantir uma receita mensal, além do pagamento dos custos fixos do consultório”, diz.
Para o médico clínico geral e cardiologista, Rodrigo Mousinho, o Consultório Virtual da Conexa Saúde também foi a solução encontrada para retomar o atendimento de seus pacientes. Cerca de 50% da clientela de seu consultório está sendo atendida com o recurso durante a pandemia. “Quebrei minha resistência em relação à telemedicina e a experiência tem sido positiva”, afirma. Rodrigo conta que a teleconsulta tem sido útil para fazer triagem e atender presencialmente apenas os pacientes que realmente precisam. “Atuo com medicina de família e minhas consultas envolvem muita conversa com o paciente. Quando realizo uma consulta presencial que no meu caso tem em média uma hora, cerca de 50 minutos são dedicados a ouvir o paciente e 10 minutos ao exame físico. Assim, o atendimento por teleconsulta na plataforma da Conexa Saúde superou minhas expectativas”, afirma. Com base nessa experiência positiva, o médico que era resistente a esse tipo de atendimento, pretende manter a telemedicina mesmo depois que a pandemia passar para casos como prescrição remota, retornos para comentar exames
E como é feita uma consulta ginecológica por telemedicina?
De acordo com Sandra, nas consultas ginecológicas, a telemedicina não permite apenas realizar o exame preventivo, que exige que o médico toque a paciente. Mas a ginecologista tem utilizado a teleconsulta de maneira eficiente, além de triagem antes de encaminhar o paciente para uma consulta presencial ou pronto atendimento, nos casos de endometriose, cólica menstrual, alterações em mamas, dúvidas de acompanhamento pré-natal etc. “Minha experiência com a telemedicina revelou que em uma teleconsulta perguntamos mais para o paciente sobre sintomas, seus hábitos e história. Acho que médico e paciente ficam ainda mais próximos”, avalia.
O Consultório Virtual da Conexa Saúde oferece para o médico pessoa física e pequenas clínicas a mesma segurança e robustez da plataforma tecnológica da startup consolidada pela utilização de grandes empresas. “A diferença está em um enfoque muito maior para a experiência e as necessidades do profissional individual autônomo ou para as clínicas”, informa Miguel Barrella, head de
Consultórios e Clinicas Virtuais da Conexa Saúde. Em apenas dois meses, desde o lançamento, o Consultório Virtual já está sendo utilizado por mais de 3 mil médicos. Para aderir à solução, o médico paga uma assinatura mensal e pode usufruir de todas as facilidades: teleconsultas contemplando a jornada completa do paciente, com prontuário integrado, prescrição digital, agendamento virtual, pagamento de consulta com cartão de crédito e equipe de suporte 24 horas. “Excepcionalmente, no período de pandemia, estamos oferecendo a plataforma gratuitamente para o médico com objetivo de ajudá-lo na manutenção do sustento do seu consultório e do acompanhamento de seu paciente”, afirma.
Sobre a Conexa Saúde
Maior plataforma independente de telemedicina do Brasil, a Conexa Saúde foi fundada no Rio de Janeiro em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e adotou a telemedicina, com uma plataforma digital que promove a conexão entre pacientes e profissionais de saúde. Por meio dessa tecnologia, implementa serviços de saúde a distância, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade. A empresa tem como missão revolucionar o acesso à saúde, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.
A Conexa Saúde foi criada pelo empresário Fernando Domingues e é dirigida pelo médico Guilherme Weigert, na posição de CEO. Em sua estrutura organizacional, a Conexa Saúde atua com dois conselhos – administração e médico. No conselho de administração estão nomes como Marcelo Saad, Sidney Breyer, Tiago Soares, Rodrigo Catunda e Luiz Fraga. No conselho médico, por sua vez, estão Roberto Botelho, Otávio Gebara, Claudio Domênico e Ben-Hur Ferraz Neto. Na carteira de clientes estão hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro. São nomes como Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Droga Raia, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) etc.
Entre as soluções oferecidas, sempre personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente estão: licenciamento da plataforma de telemedicina para hospitais e instituições de saúde; teleorientação, em que a empresa contrata a plataforma para proporcionar orientação médica a seus clientes ou colaboradores; teleinterconsulta, permite ao médico clínico acionar de maneira remota um colega especialista para ter a segunda opinião sobre o caso de seu paciente. Outro destaque é a rede de médicos Conexa, com mais de 20 especialidades, entre elas, infectologia, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, clínica geral, dermatologia e hematologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>