Logo
Imprimir esta página

Como evitar dores no corpo causadas pelo home office no isolamento

Como evitar dores no corpo causadas pelo home office no isolamento

Problema atinge, principalmente, trabalhadores que não possuem equipamentos adequados para o expediente

Com mais de 100 dias de quarentena, as queixas sobre dores nas costas, nos olhos e na cabeça cresceram. O home office, que entrou como uma medida emergencial para conter o avanço do coronavírus, tornou-se o principal modo de trabalho, principalmente para os profissionais de comunicação, advocacia, bancários e os que lidam com assuntos voltados à tecnologia.

Os maiores índices de queixas estão atrelados à falta de equipamentos necessários para o cumprimento do expediente, como cadeiras ergométricas, apoio para os pés e mouse, por exemplo. Em uma pesquisa realizada pela FIA e FEA/USP sobre o home office forçado pela Covid-19, 47% dos executivos afirmam não ter nenhum tipo de equipamento ergonômico.

Também há agravantes como o sedentarismo, que já era alto entre os brasileiros – cerca de 47% não praticavam o mínimo de exercícios indicados por semana, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – e, com a quarentena, o fechamento de academias e parques, piorou. “Na quarentena aumenta o sedentarismo, e isso diminui a massa magra na sustentação e estabilidade da coluna vertebral, além da má postura que ocorre em tempo prolongado em camas, sofás e cadeiras não ergonômicas”, explica a instrutora Patricia Bueno.

Para ela, as dores mais comuns são as contraturas musculares, ocasionadas por passar uma carga excessiva de tempo na mesma posição. Isso porque a coluna vertebral fica sobrecarregada por mais tempo e, assim, as dores começam a serem sentidas. Possivelmente, algumas lesões podem ser sofridas, como a hérnia de disco. “Além disso, existem várias outras lesões na coluna vertebral não tão comuns, como estenose, que é o estreitamento do canal vertebral, espondilolistese, que é o escorregamento, microfraturas causadas por osteoporose, entre outros”, conta ela.

Veja como evitar as dores no corpo neste período.

Exercite-se

Neste período, em que o tempo na rua foi completamente reduzido, os exercícios físicos são ainda mais necessários, já que, com mais tempo em casa, o natural é ficar cada vez mais sentado ou deitado. Com isso, as dores, inevitavelmente, irão surgir. Assim, uma vez ao dia, é importante fazer um treino em casa, com atividades básicas como alongamento, agachamento, caminhada pela parte interna, quintal ou em uma esteira, para manter o corpo ativo e em movimento.

"Exercícios básicos como polichinelo e caminhada na esteira ou até mesmo no próprio corredor de casa são exemplos simples que podem ajudar", destaca o médico ortopedista Pedro Baches Jorge, da Clínica SOU.

Mantenha a postura no home office

Mesmo que uma cadeira ortopédica não seja um equipamento acessível, é possível evitar parte das dores ao manter uma boa postura durante o expediente. O ideal é que o corpo fique em um ângulo de 90º graus e que a tela do computador ou notebook esteja na altura dos olhos.

Faça pausas

Existe a possibilidade de que o período de home office cobre mais rendimento do profissional, mas, mesmo assim, o mais indicado é realizar pequenas pausas a cada 30 minutos ou uma hora. Deste modo, será possível tomar água e caminhar um pouco pela residência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto