Transplantes de órgãos em tempo de COVID-19
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Chico Damaso
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
A pandemia do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa e gerou impactos imensuráveis para diversos setores da sociedade. Entre eles está o programa brasileiro de transplantes de órgãos, considerado o segundo maior do mundo em números absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos.
Nesse contexto, a Associação Paulista de Medicina (APM) decidiu realizar, em 24 de junho, o webinar com a temática “Transplantes em tempo de COVID-19” para conscientizar a classe médica sobre a importância desse serviço e as consequências provocadas pela pandemia.
“Quem notifica um potencial doador são os médicos ou profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essa é uma oportunidade de informa-los como o programa está se encaixando dentro dessa realidade”, comenta José Osmar Medina, Professor Titular da disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e Diretor Superintendente do Hospital do Rim.
O webinar é coordenado por Medina e contará com a presença de Paulo Manuel Pêgo Fernandes, professor titular do Departamento de Cardiopneumogia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e Luiz Augusto Carneiro, professor titular do Departamento de Gastroenterologia e Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ao final, será aberto um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas.
A ideia é apresentar as peculiaridades de cada órgão que pode ser transplantado, como o rim, fígado, coração e pulmão. Segundo Paulo Manuel, um dos debatedores, as gravidades e indicações são diferentes, assim como o manejo de cada paciente.
Para ele, é fundamental expor a atual situação do país para manter o serviço em pleno funcionamento “Todos os outros problemas continuam exatamente como estavam e foram acrescidos com um grande problema que é a COVID-19. Então, os pacientes na fila de transplantes podem falecer ou ter uma qualidade de vida muito piorada caso esse transplante não seja realizado a tempo”.
O programa brasileiro de transplantes é feito, em 90% das vezes, em hospitais públicos e foi afetado pela pandemia, já que a COVID-19 é uma doença contagiosa séria e ocupou quase todos os leitos de terapia intensiva disponíveis no país.
“Nesse cenário, precisamos escolher as melhores estratégias para que os transplantes sejam feitos da maneira mais segura para o doente, para os médicos e para toda a equipe envolvida. Esse é um aspecto importante. Não podemos parar, porque existe perigo de vida iminente e muitos desses pacientes estão esperando um órgão há dez meses ou mais”, enfatiza Luiz Augusto Carneiro.
WEBINAR APM: TRANSPLANTES EM TEMPO DE COVID-19
DIA: 24 DE JUNHO ÀS 19H30
COORDENADOR: JOSÉ OSMAR MEDINA DE ABREU PESTANA
DEBATEDORES:
DR. PAULO MANUEL PÊGO FERNANDES
DR. LUIZ AUGUSTO CARNEIRO D’ALBUQUERQUE
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>