Respiradores sem licença podem causar mais mortes no Brasil, alerta Exxomed
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Maurício Junior
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
A Exxomed Equipamentos Ltda vem, por meio desta nota, ressaltar a importância de autorização e conhecimentos específicos para a importação e manipulação dos ventiladores pulmonares Shangrila 510s e VG70, fabricados pela empresa chinesa Aeonmed CO. Ltd. A companhia tomou conhecimento de que nas próximas semanas, o país pode receber cerca de oito mil respiradores fora do padrão autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A Exxomed é a única empresa no Brasil que detém o registro e a licença para a importação desses equipamentos e evidencia sua preocupação sobre compras e condições dos ventiladores pulmonares que estão sendo realizados sem conhecimento, consulta ou anuência dessa especializada.
Devido à urgência na obtenção desses ventiladores, ocasionada pela pandemia da Covid-19, alguns estados e empresas privadas vêm encontrando meios de burlar recomendações de certificação dos produtos. Esta ação pode prejudicar tanto o sistema nacional de saúde, quanto os próprios órgãos que fazem os procedimentos, visto que os equipamentos, se comprados de forma, configuração ou modelos errados podem não atender aos pré-requisitos desejados. Desta forma, os equipamentos se tornam irregulares e podem colocar vidas em risco.
Esses equipamentos foram importados por empresas privadas – nacionais, internacionais, e estão sendo comercializados diretamente para o poder público e outros entes privados, sem qualquer respeito à licença obtida pela Exxomed junto à Anvisa. A licença referida determina que a Exxomed tenha o controle ostensivo sobre os produtos que estão chegando no país.
O processo envolve acompanhamento da importação, conforme consta na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n0 81; inspeções dos equipamentos, de acordo com procedimentos aprovados, dentre outros, pela portaria n0 54 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia); bem como pela RDC n0 16, outorgada pela Anvisa, com ajustes, adaptações, configuração de software, mangueiras e componentes essenciais ao perfeito funcionamento dos ventiladores pulmonares no Brasil. Além disso, o processo envolve instalação, auto testes, calibrações para o pré-uso, de acordo com parâmetros aprovados pelo fabricante, sob os controles da Anvisa e do Inmetro.
A Exxomed Equipamentos Ltda, considera importante registrar que esses produtos são equipamentos médicos hospitalares, aos quais a vida humana está diretamente ligada e dependente. Por isso faz o alerta para a necessidade de se atender a absolutamente todos os critérios técnicos e legais na aquisição desses equipamentos.
Ventiladores pulmonares
Há uma grande diferença entre os ventiladores pulmonares Shangrila 510s e VG70: o primeiro é um respirador para situações semicríticas, enquanto o segundo é indicado para estados críticos. A Exxomed pontua que, caso o ventilador Shangrila 510s seja utilizado para pacientes críticos, o aparelho pode não conseguir auxiliar corretamente na recuperação. Desta forma, é necessário alertar que nenhuma empresa deve manipular o equipamento sem anuência ou treinamento da Exxomed.
Sobre a Exxomed
Criada em 2002, a Exxomed Equipamentos Ltda é uma empresa brasileira, sediada em São Carlos (SP), que se especializou no desenvolvimento, registro de produtos, fabricação, importação, comercialização e manutenção de equipamentos médicos. A empresa também tem sua linha de fabricação e distribuição próprias, com mais de 50 tipos de produtos registrados na Anvisa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>