Logo
Imprimir esta página

Em 2017, doenças do aparelho respiratório responderam por 13,5% das mortes no Estado de São Paulo

De acordo com estudo da Fundação Seade, doenças do aparelho respiratório respondem por 13,5% dos 294 mil óbitos registrados no Estado de São Paulo em 2017. Elas representam o terceiro principal grupo de causas de morte (39.748 óbitos), ficando atrás somente das doenças do aparelho circulatório (85.011 óbitos) e das neoplasias (54.286 óbitos).

Os óbitos por doenças do aparelho respiratório apresentam tendência nítida de aumento. O número esperado de óbitos para 2020 seria de 40,5 mil, sem a interferência da atual pandemia. A população com 60 anos e mais é a mais atingida, respondendo por 85% das mortes por esse grupo de causas.

É relevante a sazonalidade das mortes por doenças do aparelho respiratório. Em 2017, o número médio diário cresceu entre janeiro e julho (53%), quando atingiu o patamar de 135 mortes por dia. Para a população com 60 anos e mais, este número diário variou entre 73 e 116 óbitos, enquanto para os menores de 60 anos o intervalo foi de 15 a 19 óbitos.

O risco de morte por influenza (gripe) e pneumonia, que vitimou 23.390 pessoas no Estado em 2017, é o mais elevado entre as doenças do aparelho respiratório e apresenta aumento expressivo desde 2006. Esse risco se intensifica entre as pessoas com 60 anos e mais. Em 2017, a taxa de mortalidade por influenza (gripe) e pneumonia, entre idosos, foi 27 vezes maior do que na população de 15 a 59 anos e 79 vezes superior à de menores de 15 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto