Março Marinho: Hospital de Amor reforça sobre a importância da prevenção do câncer colorretal
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Grasiela Caldeira
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
A médica endoscopista Denise Peixoto Guimarães explica sobre o segundo tumor que mais incide entre homens e mulheres no Brasil
No Março Marinho, mês de conscientização do câncer colorretal – do cólon ou do reto, o Hospital de Amor faz um alerta sobre a prevenção da doença, visto que os dados de pessoas com o tumor têm aumentado no Brasil.
Segundo pesquisa lançada este ano pelo Instituto Nacional de Câncer, para o triênio 2020-2022, o câncer colorretal ocupa o segundo lugar no ranking dos 10 tipos de tumor mais incidentes entre homens e mulheres. No Brasil, são 40 mil novos casos registrados por ano. A médica endoscopista Denise Peixoto Guimarães, do Hospital de Amor, alerta para o aumento de casos entre a população masculina nos últimos anos.
Denise explica que essa é uma doença silenciosa, e somente se manifesta no estado avançado quando o tratamento curativo é mais difícil. “Os principais sintomas são sangramento retal (nas fezes), dor abdominal, alteração do hábito intestinal, anemia e perda de peso”.
No entanto, a boa notícia é que este câncer é altamente prevenível. “Conseguimos fazer a precaução de duas maneiras: primeiro, por meio da mudança de hábitos alimentares ou de vida, com práticas regulares de atividade física, evitando assim, consumo de álcool, cigarro e alimentos ultraprocessados e embutidos, e, segundo, de forma mais eficaz, pelo rastreamento”, diz.
Exame
O Hospital de Amor orienta a fazer o teste de rastreamento do câncer colorretal homens e mulheres a partir dos 50 anos ou aqueles que têm histórico familiar de câncer colorretal, de pólipos adenomatosos e de doença inflamatória intestinal.
Há três grupos de riscos:
• Risco médio, a idade é o único fator. Tanto o teste de sangue oculto nas fezes quanto a colonoscopia estão indicados.
• Risco aumentado, é maior pela presença de histórico familiar ou pessoal de câncer colorretal e de pólipos adenomatosos ou de histórico pessoal de doença inflamatória intestinal. Nesses casos, a colonoscopia é o teste indicado.
• Alto risco, inclui as pessoas que tem síndromes hereditárias associadas ao câncer colorretal. Para esses indivíduos, deve-se realizar o exame de colonoscopia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>