Logo
Imprimir esta página

Toxina botulínica pode auxiliar no processo de cicatrização após cirurgias, aponta estudo

Toxina botulínica pode auxiliar no processo de cicatrização após cirurgias, aponta estudo

Comumente utilizada no tratamento de rugas e linhas de expressão, toxina botulínica pode ser a solução para a prevenção de cicatrizes hipertróficas e inestéticas, conforme pesquisa publicada no American Journal of Cosmetic Surgery.

Uma cicatrização ruim, com consequente formação de cicatrizes inestéticas, está entre as principais complicações resultantes de um procedimento cirúrgico como o lifting facial. De acordo com cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para evitar o problema, os médicos recorrem a uma série de medidas que visam limitar a formação e a visibilidade da cicatriz, selecionando cuidadosamente os locais de incisão e os materiais de sutura, utilizando técnicas cirúrgicas específicas para evitar tensão, pomadas antibióticas e fitas de silicone sobre a ferida após a cirurgia. “Porém, apesar de todas essas precauções, a propensão genética já é capaz de impactar negativamente no processo de cicatrização”, alerta o médico. Mas a boa notícia é que, de acordo com estudo publicado1 em 2018 na revista médica American Journal of Cosmetic Surgery, a toxina botulínica pode ser uma boa alternativa para ajudar a resolver o problema. “A pesquisa observou que, para além de ajudar a reduzir a tensão muscular ao redor da cicatriz, algo que já havia sido apontado por estudos anteriores, a toxina botulínica também é capaz de agir em um nível celular para melhorar a aparência das cicatrizes após a cirurgia de lifting facial”, explica o Dr. Paolo.

Para chegar nessa conclusão, o estudo incluiu 15 mulheres com idades entre 47 e 65 anos que haviam acabado de passar por procedimentos de lifting facial. Essas mulheres foram divididas em três grupos e cada grupo recebeu, próximo as cicatrizes da cirurgia e em apenas um lado do rosto, injeções de toxina botulínica em diferentes concentrações (5, 15 e 25 unidades). Do outro lado do rosto foi aplicada uma solução de placebo seguindo os mesmos padrões. “Após seis semanas, os pesquisadores realizaram avaliações e observaram uma diminuição significativa na inflamação das feridas tratadas com a toxina botulínica, principalmente entre o grupo que recebeu 15 unidades da substância. Além disso, ao medirem a largura e a espessura das cicatrizes, os estudiosos notaram, nesse mesmo grupo, uma diminuição de 50% na largura da cicatriz tratada com a toxina em relação à cicatriz tratada com o placebo”, ressalta o médico.

Segundo o Dr. Paolo Rubez, a multipotência da toxina botulínica sobre diversas células pode ser a explicação para seu papel no estágio vascular e inflamatório do processo de cicatrização. Além disso, é possível que, nos estágios iniciais de estruturação da cicatriz, a toxina botulínica seja capaz de reorientar as fibras de colágeno do tipo 1, resultando assim em uma cicatriz menos perceptível. “Porém, esse estudo é muito pequeno para concluirmos definitivamente que a toxina botulínica é capaz de melhorar o processo de cicatrização. O que não torna a pesquisa menos relevante, já que serve como ponto de partida para que novos estudos sejam realizados visando a implementação da substância na prevenção de cicatrizes inestéticas”, afirma.

Outras indicações – Com o avanço dos estudos, a toxina botulínica vem se mostrando uma substância cada vez mais versátil. Além de auxiliar no processo de cicatrização e no tratamento de rugas e linhas de expressão, a toxina botulínica também pode ser utilizada no tratamento de diversas outras condições, como em casos de paralisia facial para melhorar a assimetria da face causada pela contração dos músculos, harmonizando a face. “A toxina botulínica também pode ser usada para prevenir a ocorrência das crises de enxaqueca, agindo como um bloqueador neuromuscular que impede a contração muscular e, consequentemente, a compressão dos nervos sensitivos periféricos, uma das causas do problema”, destaca o cirurgião plástico. “A rosácea, apesar de não ter cura, também pode ser tratada e amenizada com o auxílio da toxina botulínica, que age diminuindo a inflamação e a oleosidade na pele e regulando o fluxo sanguíneo nos vasos, o que melhora o avermelhamento causado pela condição. Além disso, a toxina parece ser uma opção mais duradoura do que outros tratamentos já conhecidos para a doença”, completa.

Outras indicações para a substância incluem o tratamento de acne, bruxismo, hiperidrose e blefaroespamo. Porém, é fundamental utilizar a toxina com cuidado e apenas sob orientação médica, já que o uso indiscriminado da substância, em grandes doses ou em um espaço de tempo muito curto, pode levar a uma tolerância à toxina, que não fará mais efeito. “Além disso, é importante ressaltar que os tratamentos com a toxina, independentemente da indicação, são contraindicados para algumas pessoas, como pacientes com problemas no sistema imunológico, com doenças onde há alteração do funcionamento da musculatura ou gestantes”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

FONTE: DR. PAOLO RUBEZ - Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) , Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto