Logo
Imprimir esta página

Acesso da população a tratamentos inovadores é tema de debate

XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil vai discutir questões relacionadas a novos tratamentos de doenças crônicas e de alta complexidade

O acesso da população a tratamentos inovadores e terapias avançadas no enfrentamento de doenças crônicas ou de maior complexidade envolve questões como a avaliação e regulamentação de novos medicamentos, produção, políticas de distribuição, universalização e financiamento público. O assunto, presente nas agendas de diferentes esferas de governo, será debatido por especialistas no XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Acesso a Produtos Inovadores e Terapias Avançadas. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, será realizado no Auditório do Interlegis – Senado Federal, em Brasília, no próximo dia 17 de março, a partir das 14 horas. A entrada é franca.

Elemento fundamental das políticas de saúde pública, o acesso a medicamentos sempre esteve presente nas pautas de discussão do setor, em função das dificuldades a serem enfrentadas, como a fragilidade financeira dos sistemas de saúde e os reduzidos níveis de cobertura. O desafio é ainda maior quando se trata de doenças mais complexas, que envolvem novas tecnologias e, consequentemente, um volume maior de recursos.

“Refletir sobre todos esses aspectos e buscar alternativas para ampliar o acesso da população brasileira aos produtos e tratamentos inovadores estão entre os objetivos do Fórum”, explica a presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves.

Os temas em debate nesta edição são: Avaliação da inovação e incorporação de novas tecnologias; Ambiente regulatório favorável ao acesso a novos tratamentos; Novos modelos para incorporação de medicamentos e terapias; Avanços no desenvolvimento e acesso a produtos de terapia avançada; Novas tecnologias para tratamento do diabetes mellitus tipo 2; Perspectivas, oportunidades e desafios para o setor.

A terapia gênica, que visa à correção ou substituição de genes defeituosos relacionados ao aparecimento de doenças e os avanços na área de terapia celular estão entre as inovações a serem discutidas. “Os produtos de terapia avançada são, no momento, a grande esperança no tratamento de diversas doenças complexas, sobretudo aquelas para as quais ainda não existem alternativas no mercado”, explica Edilamar Teixeira, diretora de Saúde do Programa Ação Responsável, coordenado pelo Instituto.

Foram convidados para participar do debate, parlamentares; representantes do Ministério da Saúde; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); da comunidade acadêmica; do setor produtivo e pacientes.

O encontro é destinado a representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; do setor privado (Indústria e Comércio); do setor acadêmico; do Terceiro Setor; de instituições nacionais e internacionais; a profissionais das áreas da Saúde e da Comunicação; bem como a todos os cidadãos interessados nas discussões relacionadas ao assunto.

O evento tem entrada franca, mas é preciso fazer inscrição antecipada pela página do Instituto Brasileiro de Ação Responsável (www.acaoresponsavel.org.br). O Fórum será transmitido, em tempo real, para as Assembleias Legislativas parceiras. Será transmitido, também, pelas TVs Senado e Câmara, ao vivo e/ou em horário alternativo, e ficará disponível em vídeo streaming, com acesso pelas páginas do Senado Federal e do Interlegis.

O Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil conta com o apoio do Congresso Nacional; do Ministério da Saúde; do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; da Agência Íntegra Brasil e do Interlegis. O evento tem o patrocínio dos laboratórios Boehringer Ingelheim, MSD e Novartis.

SERVIÇO:
O que: XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Acesso a Produtos Inovadores e Terapias Avançadas
Quando: 17 de março de 2020 (terça-feira), das 14h às 18h
Onde: Auditório Antônio Carlos Magalhães (Interlegis) – Anexo “E” do Senado Federal (via N2 – Brasília)
Quanto: entrada gratuita
Inscrições: www.acaoresponsavel.org.br
Outras informações: (61) 3368-6044 / 3468-5696 ou


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto