Logo
Imprimir esta página

Abrafarma questiona lei estadual que fere consumidor e constituição

pixabay pixabay

Entidade recorrerá judicialmente sobre decisão estadual que define número de farmacêuticos conforme faturamento do estabelecimento

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) irá recorrer judicialmente à Lei Estadual 10.694/20, sancionada pelo governo do Rio Grande do Norte, que estabelece a contratação de um farmacêutico para cada R$ 100 mil faturados por loja do comércio farmacêutico. De acordo com a entidade, a norma viola a Constituição Federal, fragiliza a profissão e prejudica o acesso de milhões de brasileiros à saúde.

“Estados não podem regulamentar as relações de trabalho. Isso é atribuição da União, conforme determina o artigo 22 da Constituição. Também não cabe discriminar empresas pelo seu porte econômico”, enfatiza Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.

Hoje estabelecimentos de pequeno porte do varejo farmacêutico, cujo faturamento beira o valor acima estipulado, podem funcionar diariamente por mais de 12 horas. Porém, devem obedecer a duas leis federais: a 5.991/1973 (artigo 15) e a 13.021/14 (artigo 5), que versam sobre a obrigatoriedade de oferecerem assistência de um farmacêutico em período integral de funcionamento do estabelecimento. Por outro lado, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) define que a jornada diária de trabalho deve ser de no máximo oito horas.

Para a entidade, além de inconstitucionalidade, a lei estadual sancionada pelo governo do Rio Grande do Norte é também ilegal, pois ignora a hierarquia de dessas leis federais. “Uma loja que opera por mais de 12 horas, necessita pelo menos de dois profissionais farmacêuticos para cumprimento dos turnos. Pela nova lei estadual, os estabelecimentos dentro do limite dos R$ 100 mil poderão funcionar com apenas um farmacêutico, continuando aberta por mais 4 ou 6 horas sem um responsável técnico. Mais uma vez, o cliente será prejudicado pela falta de assistência farmacêutica” argumenta Barreto.

Sobre a Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 26 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 7,9 mil lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam 44% das vendas de medicamentos no país. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto