Livro auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Natália Uriarte Vieira
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Obra foi produzida por egressas e professora do curso de Psicologia
por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo
Itajaí - As egressas Mayara Cristine Schmitz, Maria Caroline de Souza e Paula Bressan Doneda, e a professora Sueli Terezinha Bobato, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), lançaram, neste ano, o livro “Como você está se sentindo hoje?: Recurso lúdico na revelação diagnóstica de doença inflamatória intestinal", pela editora Imagine Publicações, de Fortaleza (CE).
A obra foi construída com a orientação da professora Sueli, no período em que as egressas faziam estágio no Ambulatório Interdisciplinar de Doença Inflamatória Intestinal da Universidade, localizado no Campus Itajaí. O trabalho tem o objetivo de conscientizar a criança e o adolescente, além de auxiliar psicoterapeutas na revelação diagnóstica das doenças, conforme explica Mayara: “Este recurso ajuda no processo de psicodiagnóstico e intervenções psicoeducativas dos jovens com doenças inflamatórias intestinais. Assim como também pode ser útil aos pais e profissionais da educação interessados em compreender os significados dados pela criança à sua condição clínica".
“Como você está se sentindo hoje?" é uma obra em formato híbrido e vem acompanhada de um caderno de atividades, também disponível na versão online para impressão. O livro pode ser adquirido pelo site da editora ou diretamente com as autoras pelo e-mail: .
Sobre o Ambulatório
É um projeto de ensino, pesquisa e extensão permanente, que surgiu em 2011 a partir de uma parceria entre os cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia, da Escola de Ciências da Saúde, e a Unidade de Saúde Familiar e Comunitária - USFC da Univali. Consiste no trabalho de assistência multidisciplinar e interdisciplinar à saúde da população acometida por doenças inflamatórias intestinais (DII).
As DII representam um grupo de enfermidades que acometem o trato gastrointestinal. Elas caracterizam-se por processos inflamatórios crônicos, com episódios agudos imprevisíveis, compostos por períodos de remissão e exacerbação. As duas doenças mais comuns enquadradas neste grupo são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Como são doenças com resposta terapêutica variável, repercussões sistêmicas, psicológicas e sociais, a abordagem é complexa e envolve diversos profissionais da saúde. Por isso, a Univali criou o Ambulatório Interdisciplinar de DII que atende a população acometida por essas doenças, dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Mais informações: (47) 3341-7542, no curso de Psicologia da Univali.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>