Logo
Imprimir esta página

Pesquisa mostra vantagens de investir no rastreio de bactéria que causa infecção genital

Bactéria muito pequena e que não pode ser vista na microscopia convencional, a Chlamydia trachomatis tem comportamento silencioso e causa uma infecção genital que, na maioria das vezes, não tem sintomas, mas pode levar a sérias consequências a longo prazo, como dor pélvica crônica e infertilidade, maior risco de abortamento e de infecção neonatal, principalmente entre mulheres com menos de 25 anos.

Apresentada dia 29/1/2020, por Telma Regina Mônaco e Magalhães, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a dissertação de mestrado “Custo-Efetividade do Rastreio da Infecção por Chlamydia trachomatis em Mulheres” teve como motivação a constatação da pesquisadora de que o país gasta muito mais no tratamento dos males causados pela bactéria do que na prevenção via rastreamento.

O trabalho aponta que o investimento em rastreio universal de clamídia tem como consequência uma economia, porque reduz as complicações da infecção de forma direta e indireta, levando a uma redução de taxas de infertilidade, aborto de repetição e complicações obstétricas, além de menor absenteísmo no trabalho e menos distúrbios psicológicos associados ao sofrimento causado pela bactéria.

O mestrado, realizado dentro do Programa em Ciências da Saúde da FCMSCSP, teve como banca examinadora a Prof.ª Dra. Adriana Bittencourt Campaner (FCMSCSP) – orientadora; a Profa. Dra. Silvia da Silva Carramão (FCMSCSP) e a Profa. Dra. Marcia Fuzaro Terra Cardial (FMABC).

Para o rastreio de agentes como a clamídia, que não pode ser vista em exames de microscopia convencional, há métodos de biologia molecular (captura híbrida e testes de amplificação de ácido nucleico [NAAT]). A captura híbrida inclusive está na relação de procedimentos do Sistema Único de Saúde no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto