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Central de Intermediação em Libras (CIL) será implantada nos hospitais do município de São Paulo

Iniciativa inédita no País priorizará o atendimento de gestantes na utilização do serviço

Desde o dia 10 de janeiro, a Autarquia Hospitalar Municipal está implantando Postos de Atendimento Presencial (PAP) da Central de Intermediação em Libras (CIL) nas unidades hospitalares da capital, pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço permite a intermediação em Português e Libras, por meio de videochamada, a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos, surdocegos e servidores públicos. Iniciativa inédita no país, será implementada em todos os hospitais da capital, até fevereiro, e priorizará o atendimento de gestantes.

A implantação do PAP nas unidades hospitalares está sendo realizada de maneira gradual, sendo que no Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo) e no Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni, e já está em funcionamento.

"O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional", destaca o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Além de ter a CIL instalada nos hospitais municipais, os munícipes e servidores públicos também podem fazer o download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, sem gastar seu plano de dados. O aplicativo está disponível gratuitamente nos celulares e tablets Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e servidor por meio de um intérprete de Libras.

O aplicativo não consome seus dados

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assinou no dia 26 de setembro de 2019, um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia (Claro, Vivo, Tim e Oi) para a Central de Intermediação em Libras (CIL).

A iniciativa é inédita no Brasil e, a partir dela, usuários surdos da CIL, e servidores públicos municipais, não mais utilizarão seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por vídeochamada, o que representa um impedimento para a ampliação do uso da CIL.

Além de atender demanda da comunidade surda, a iniciativa também foca nos servidores públicos municipais, que poderão baixar o aplicativo em seus smartphones e usá-lo quando tiver que atender um munícipe que só se comunica em Libras.

Para baixar, acesse:

*Download do aplicativo para Android

*Download do aplicativo pela Apple

*Atendimento pelo site

Locais que receberão as instalações:

· Quinta (16/01) - Hospitais:

HM Campo Limpo - 9h00

HM Saboya - 11h00

HM Tatuapé - 14h00

· Terça (21/01) - Hospitais:

HM Tide Setúbal - 9h00

HM Waldomiro - 11h00

HM Alexandre Zaio - 14h00

· Quinta (23/01) - Hospitais:

HM Hungria - 9h00

HM Benedicto - 11h00

HM Ignácio - 14h00


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