Logo
Imprimir esta página

Metade das mortes em 2018 corresponde a pessoas com mais de 70 anos

Em 2018 ocorreram 297,8 mil óbitos de residentes no Estado de São Paulo. Isso representa 3,7 mil óbitos a mais do que em 2017; 60,1 mil a mais em relação a 2000; e 187 mil a mais do que em 1950. O volume crescente de óbitos relaciona-se diretamente com o aumento da população paulista, que cresceu 4,8 vezes entre 1950 e 2018, enquanto os óbitos cresceram 2,7 vezes, demonstrando o forte impacto da redução dos riscos de morte no período.

Os dados foram elaborados pela Fundação Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil de todos os municípios paulistas.

O processo de envelhecimento populacional, que se traduz na elevação da proporção de pessoas idosas em relação ao total da população, induz ao crescimento do número de óbitos mesmo diante do declínio contínuo dos riscos de morte em todas as faixas etárias.

Dessa forma, 72% das mortes ocorridas em 2018 eram de pessoas com 60 anos e mais de idade, enquanto 20% correspondiam a idosos com mais de 85 anos. Essa composição é muito distinta do que ocorria no passado. Em 1950, por exemplo, somente 22% das mortes eram de pessoas com 60 anos e mais, e aquelas com mais de 85 anos representavam apenas 3% do total. Destaca-se que 32% dos óbitos eram de crianças menores de um ano, ao passo que em 2018 essa proporção caiu para 2%. A projeção dessa tendência é de redução para 0,5% até 2050.

No triênio 2016/2018, quatro grupos de causas se destacam em termos porcentuais: doenças do aparelho circulatório (29%), neoplasias (18%), doenças do aparelho respiratório (14%) e causas externas (7%). Estas quatro causas responderam por 68% de todas as mortes ocorridas no estado.

Também no triênio 1999/2001, essas mesmas causas aparecem como as mais frequentes, todavia com mudança na ordem: doenças do aparelho circulatório (31%), neoplasias (15%), causas externas (14%) e doenças do aparelho respiratório (11%). Somadas elas representaram 71% do total de óbitos.

A comparação realizada entre as principais causas de morte mostra o declínio das proporções de causas externas, sendo a única com retração no número absoluto de casos (35%). A acentuada redução das mortes por causas externas, principalmente entre jovens adultos, foi devida ao recuo das taxas de mortalidade por agressões (homicídios) e acidentes de trânsito, da ordem de 75% e 20%, respectivamente.

A análise das transformações nas tendências e padrões da mortalidade paulista fornece informações relevantes para a definição e a adequação de políticas públicas em áreas como saúde, segurança e assistência social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto