Logo
Imprimir esta página

Saiba quais são os sintomas que podem indicar a doença

O diabetes é uma das principais doenças relacionadas a problemas cardiovasculares no mundo e, segundo projeção da Federação Internacional de Diabetes, 212 milhões de pessoas, o que equivale à metade dos adultos que têm a doença, ainda não foram diagnosticados. “O diabetes tipo 2 é muito prevalente e, na maioria das vezes, a enfermidade é completamente assintomática, dificultando a identificação”, adverte Adriano Cury, endocrinologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo o médico, os sinais mais comuns de diabetes são de fácil identificação e incluem sede frequente, rápida perda de peso, micção constante, visão embaçada, cansaço e cicatrização lenta de cortes e feridas. O problema, no entanto, é que quando a taxa de glicose no sangue está alta, pois o corpo pode se comportar de uma forma que pode ser confundida com outra condição. “A pessoa pode se sentir cansada, sem energia, não perceber outros sintomas relacionados com o aumento da glicose no corpo e pensar que tem outros problemas de saúde”, exemplifica Cury. E para complicar, é comum durante a fase de pré-diabetes não haver sintomas claros da doença. “Essa pessoa poderá ter níveis de açúcar no sangue mais altos que o normal, mas não o suficiente para que seja classificada como diabética”, lembra o especialista da BP.

Portanto, os sinais devem ser melhor investigados e interpretados como um alerta. Ao receber o tratamento adequado, mudar o estilo de vida e controlar os níveis de açúcar no sangue o indivíduo terá uma melhora geral da saúde e ganho de qualidade de vida, evitando complicações graves. “Se esse paciente apresenta sintomas relacionados ao diabetes, ele precisa de uma avaliação para confirmar ou não o diagnóstico e fazer o acompanhamento de perto”, adverte o endocrinologista. “Os altos níveis de açúcar no sangue por tempo prolongado podem levar a complicações como a retinopatia diabética ou até perda de visão, doenças cardíacas, acidente vascular encefálico (AVE), neuropatia diabética ou mesmo uma insuficiência renal que pode, no extremo, levar à necessidade de diálise”, completa.

Comorbidade: a relação entre o diabetes e a saúde do coração

Pessoas diabéticas podem comumente apresentar algum tipo de doença cardíaca. O alto nível de açúcar no sangue prejudica os vasos sanguíneos e acelera a aterosclerose - o endurecimento e o estreitamento dos vasos sanguíneos. De acordo com o médico da BP, cerca de 30% delas terão alguma doença cardiovascular, principalmente aquelas classificadas com o tipo 2. E por que elas são mais vulneráveis? “Além do próprio diabetes, há fatores de risco associados a esse paciente como obesidade, pressão alta, tabagismo, altos níveis de colesterol ou mesmo pré-disposição genética”, explica o médico.

O problema cardiovascular também está presente e se comporta dessa maneira em diabéticos do tipo 1, mas nesse grupo é comum o médico procurar por complicações de retina ou dos rins. “Assim, é importante que haja uma avaliação minuciosa e completa desse paciente, um verdadeiro atendimento multidisciplinar”, lembra Cury.

É importante enfatizar que o diabetes é uma doença crônica. E o tratamento, segundo Cury, é individualizado e envolve o controle rigoroso do colesterol e do índice glicêmico do paciente, com a adoção de medicamentos, dieta, cessação do tabagismo e a manutenção de hábitos de longevidade e proteção cardiovascular. “Além do endocrinologista, o cardiologista e o oftalmologista são dois aliados nesses cuidados de longo prazo, adotados para que o diabético evite ou reduza a progressão das complicações micro e macrovasculares”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto