Logo
Imprimir esta página

Rosto renovado: listamos as 7 melhores maneiras de diminuir e tratar os poros abertos

Rosto renovado: listamos as 7 melhores maneiras de diminuir e tratar os poros abertos

De maneira didática, dermatologista Dra. Kédima Nassif aponta meios efetivos de tratar o problema estético caracterizado pelos poros abertos

Os tipos de pele predominantes no Brasil são a oleosa e a mista, com incidência de quase 80%. Para essas pessoas, uma das alterações estéticas que mais incomodam é a questão dos poros, que são mais dilatados. “Essa é uma característica de peles oleosas. E mesmo que o tamanho de um poro tenha característica genética, se você pensar nos poros da sua pele facial como um elástico, saiba que o envelhecimento, a produção excessiva de oleosidade e os danos solares podem ‘esticar’ esse elástico, fazendo com que o poro fique aberto”, explica a dermatologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E não espere que esse problema seja resolvido sozinho, já que algumas etapas são necessárias para realmente tratar essa alteração. A dermatologista lista agora algumas dicas para afastar o problema:

Não pule a esfoliação

Esfoliar a pele é um processo que renova a superfície da pele, justamente por remover as células mortas. “O acúmulo de células mortas, com grande quantidade de queratina, pode fazer com que elas se infiltrem nos poros, deixando um aspecto mais pronunciado”, explica a dermatologista. Também não é bom esfoliar demais, para que não haja produção rebote de oleosidade (tentativa do organismo de produzir mais óleo ao sofrer uma agressão). Então de uma a duas vezes por semana está de bom tamanho. “Dê preferência aos esfoliantes suaves, como a semente de apricot e Rice Exfoliator (seda de arroz)”, afirma a médica. Se a sua pele é muito oleosa, a opção pelos esfoliantes químicos também pode ser benéfica: “O ácido salicílico, por exemplo, ajuda a dissolver o acúmulo de sebo”, afirma.

Aposte em hidratantes específicos

O poro dilatado é uma das características da pele oleosa, então além de tratar a produção excessiva de sebo, é indicado usar produtos que tenham a função de minimizar o tamanho do poro. “Primeiro de tudo, o paciente precisa lembrar que a hidratação é fundamental, mas em veículos como séruns e géis, sempre oil-free e de preferência com ação de controle da oleosidade”, afirma a médica.

Limpe o rosto após a academia

Seja no pós-treino ou em alguma atividade que demandou esforços físicos – e o suor apareceu, lembre-se sempre de higienizar a pele. “Isso evita que o suor obstrua os poros”, diz. Mas aqui também vale o aviso: use limpadores suaves e não ultrapasse três lavagens diárias da pele para não cair no overwashing (problema que pode causar oleosidade por efeito rebote).

4.Cuide da sua alimentação

Existe uma forte evidência científica de que dietas de alta carga glicêmica são influenciadores da oleosidade em excesso. Então, é preciso ter cuidado com carboidratos em excesso, derivados do leite e alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, doces industrializados, ou ainda aqueles produtos ricos em açúcar e gordura hidrogenada. Para quem malha, suplementos como Whey Protein também merecem acompanhamento mais rigoroso, uma vez que ele já foi indicado em estudos como influenciador importante no desenvolvimento de acne resistente, já que, por ser rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1, o pó pode aumentar a produção de sebo. Com relação à dieta ideal, as recomendações alimentares para pacientes com acne incluem alimentos ou suplementos contendo probióticos, ácidos graxos, ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A.

Aposte no retinol

O retinol é considerado um ingrediente milagroso e, no caso dos poros, duas de suas ações são altamente eficazes para diminuí-los: aumento do turn-over (renovação) celular e estímulo à produção de colágeno. “O colágeno é a proteína natural para a pele, mas com o tempo ela se decompõe. Isso é um problema porque é o colágeno que fortalece as paredes dos poros, fazendo com que pareçam mais apertados”, explica a médica. Se o retinol causar algum desconforto na sua pele, aposte nas substâncias que podem ter o mesmo efeito, mas são menos irritantes, como o retinaldeido, um composto mais leve, derivado do retinol.

Visite o dermatologista

Hoje, muitas tecnologias são altamente capazes de renovar a superfície da pele, dentre elas radiofrequência microagulhada,os lasers ablativos fracionados, o laser de picossegundos Picoway, além do laser Erbium 1540. “Após uma análise da pele do paciente, o dermatologista pode indicar o tratamento mais adequado”, afirma. Além disso, o médico poderá prescrever vitaminas orais que vão acelerar o processo de formação de colágeno de boa qualidade e renovar a pele, como Exsynutriment (silício orgânico estimulador de colágeno) e Bio-Arct (booster energético que melhora o funcionamento celular).

Use protetor solar

Todos os danos causados pela radiação UVA e UVB pode retardar a produção de novas células, o que engrossa a camada externa da pele, deixando os poros maiores e mais avermelhados. Além disso, a radiação Infrared (sentida pelo calor), também causa grande dano ao colágeno e um consequente afrouxamento dos poros. “Por isso, o ideal é usar fotoprotetor com FPS de no mínimo 30, com ativos antioxidantes que protejam também do Infrared, e durante todo o ano, pois mesmo em dias nublados a radiação ultrapassa as nuvens e causa danos na pele”, finaliza a médica.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto