Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial de Cuidados Paliativos: sobre pacientes e cuidadores que querem viver bem!

A cada ano, mais de 25 milhões de pessoas enfrentam intenso sofrimento físico e psicológico na evolução de doenças crônicas graves. Este número assombroso inclui 2,5 milhões de crianças.

Com o objetivo de criar uma ação unificada que promova a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam doenças graves e que estão sob ameaça da continuidade da vida, a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance criou o “Dia Mundial de Cuidados Paliativos”, que acontece anualmente no segundo sábado de outubro, e será celebrado no próximo dia 12.

O tema deste ano é “Meu Cuidado, Meu Direito” e aborda a importância de mobilizar comunidades, particularmente voluntários, para garantir o direito dos pacientes à assistência paliativa e criar oportunidades para discutir os entraves atuais à sua implementação.

Essa realidade, no entanto, poderia ser muito diferente. “Uma doença que limita a vida não precisa limitar a autonomia e a capacidade de alguém de viver com qualidade” ressalta a Enfermeira Marcella Tardeli, uma das organizadoras do livro “Cuidados Paliativos: diretrizes para melhores práticas” e cofundadora do perfil do Instagram Ophicina de Cuidados Paliativos.

Segundo a Médica Ana Lucia Coradazzi, também da Ophicina de Cuidados Paliativos e autora do blog nofinaldocorredor.com, “não se trata de uma ação meramente técnica ou política, mas da preservação de um direito humano tão básico quanto a alimentação ou a educação. Oferecer estratégias de assistência adequada no cenário paliativo é, em última instância, uma forma eficaz de reduzir o sofrimento no mundo”.

As duas especialistas concordam que duas questões merecem uma reflexão: o que cada um de nós, profissionais da saúde, pacientes, familiares ou membros da comunidade, tem feito para assegurar esse direito básico? Quais as estratégias que apoiamos em termos de divulgação de conhecimento, assistência, políticas institucionais, ou mesmo questões filosóficas, para que a diminuição do sofrimento causado por condições graves seja uma realidade?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto