Logo
Imprimir esta página

Seconci-SP explica as principais causas da obesidade e como tratá-la

Doença atinge um em cada cinco brasileiros

No próximo dia 11 será celebrado o dia ‘Dia Nacional de Prevenção da Obesidade’, instituído pelo governo federal para chamar a atenção da população para um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, apontam que mais da metade da população está acima do peso e a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros. Diante desse cenário, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) explica as principais enfermidades associadas à doença e as formas de tratamento.

Fatores genéticos e comportamentais, como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares, são algumas das causas para o desenvolvimento da doença, que, uma vez identificada, exige um tratamento multidisciplinar ao longo de toda a vida. “O estímulo a mudança de estilo de vida e a troca de medicamentos que possam estar ligados diretamente à obesidade são formas de controlar a doença. Ainda assim, se avaliada isoladamente com acompanhamento psicológico, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é de extrema importância e pode ser ainda mais eficaz que os próprios medicamentos”, explica a Dra. Carolina Amorim, endocrinologista da entidade.

Tal abordagem terapêutica identifica e trabalha problemas psicológicos e emocionais diversos, como depressão, ansiedade, transtorno alimentares, traumas e fobias -- fatores que podem estar ligados com o desenvolvimento da patalogia.

Hoje, mais de 50% da população do sul e sudeste do País já está obesa. A médica alerta ainda que, por ser uma doença crônica, deve ser bem monitorada, especialmente em pacientes que optam pela cirurgia bariátrica, que tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC (Índice de Massa Corpórea) muito elevado. “O acompanhamento é para toda a vida pois é uma doença sem cura. Mesmo para aqueles que realizaram a cirurgia, se não houver uma mudança de estilo de vida, hábitos alimentares e atividade física, não há resultados”, completa.

A médica destaca ainda que, se não houver acompanhamento e tratamento contínuos, complicações como hipertensão, aumento do colesterol, diabetes e problemas cardiovasculares podem ser desencadeadas.

No Seconci-SP, os funcionários contam com um apoio de especialistas diversos, como endocrinologistas, nutricionistas e cardiologistas, que podem trabalhar em conjunto em prol da saúde dos colaboradores. Em alguns casos, quando solicitado, nutricionistas da entidade são deslocados até os canteiros de obras para avaliar as refeições e cardápios dos trabalhadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto