Logo
Imprimir esta página

A importância do consumo adequado de micronutrientes

A importância do consumo adequado de nutrientes é um assunto que tem chamado cada vez mais atenção na atualidade, causando grande procura por alimentos e suplementos que trazem promessas de benefícios à saúde. A deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais) atinge cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, principalmente em países subdesenvolvidos, em diferentes faixas etárias.

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, e sua deficiência pode causar consequências sérias para a saúde, como cegueira, problemas de coagulação sanguínea e no desenvolvimento fetal. O organismo produz algumas vitaminas em pequena quantidade, porém não é suficiente para atingir as necessidades diárias. Dessa forma, os alimentos são a principal fonte de vitaminas, principalmente alimentos frescos e pouco processados.

Os minerais, encontrados tanto no corpo quanto nos alimentos, também são substâncias essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Estima-se que exista cerca de 20 a 25 minerais que possuam função essencial no organismo, dividindo-se entre macro e micronutrientes. Eles são importantes para o equilíbrio de fluidos corporais, para o crescimento e desenvolvimento e também na regulação de diversas outras funções metabólicas.

No Brasil, pesquisas encontraram a prevalência do consumo inadequado de vitaminas e minerais em crianças, adolescentes, adultos e idosos. As carências nutricionais podem ser causadas por alguma disfunção do organismo, como problemas gastrointestinais; no entanto, uma alimentação insuficiente em micronutrientes é a causa principal de deficiências.

Uma das causas atuais para a ingestão inadequada de nutrientes é o crescimento do consumo de alimentos ultraprocessados, como fast foods e refrigerantes. Esses alimentos, em sua maioria, possuem baixa qualidade nutricional, principalmente quando comparados com alimentos in natura (como frutas e hortaliças frescas) ou minimamente processados (como grãos secos empacotados e cortes de carne resfriados).

Assim, a substituição de alimentos pouco processados pelos ultraprocessados dificulta a ingestão adequada de nutrientes, podendo levar a deficiências que, apesar de nem sempre se manifestarem com sintomas, já são suficientes para prejudicar a saúde. Uma alimentação variada e baseada em alimentos in natura ou pouco processados é a melhor forma de atingir as necessidades diárias de nutrientes.

O conteúdo de minerais nos alimentos pode variar em razão da quantidade de nutrientes no solo que estava disponível para a planta durante o cultivo, o uso de fertilizantes, a estação da colheita e a forma com que o alimento foi armazenado e preparado para consumo. Dessa forma, é importante priorizar o consumo de alimentos produzidos em sistemas por estratégias que visem melhorar a qualidade nutricional do alimento, como o aprimoramento do sistema de cultivo, uso de fertilizantes e o melhoramento de plantas para aumentar o teor nutricional do alimento.

SOBRE O NPV

A Nutrientes Para Vida (NPV) tem como missão esclarecer e informar a sociedade, sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

Atua somente com informações embasadas cientificamente, de modo a explicar claramente o papel essencial dos diversos tipos de fertilizantes na segurança alimentar e nutricional, além de seu efeito multiplicador na produtividade de culturas.

Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento
Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p.: il.
Louzada MLC, Martins APB, Canella DS, Baraldi LG, Levy RB, Claro RM, et al. Alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta no Brasil. Rev Saúde Pública. 2015; 49:38
Louzada MLC, Martins APB, Canella DS, Baraldi LG, Levy RB, Claro RM, et al. Impacto de alimentos ultraprocessados sobre o teor de micronutrientes da dieta no Brasil. Rev Saúde Pública 2015;49:45
Whitney E, Rolfes SR. Understanding Nutrition. 14 ed. Cengage Learning; 2015. p. 301-42.
Whitney E, Rolfes SR. Understanding Nutrition. 14 ed. Cengage Learning; 2015. p. 371-406.
Whitney E, Rolfes SR. Understanding Nutrition. 14 ed. Cengage Learning; 2015. p. 407-40.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto