Logo
Imprimir esta página

Estudo de profissionais de Ribeirão Preto evidencia a importância da preservação da fertilidade em mulheres com câncer

A pesquisa também demonstra a importância da contracepção para as pacientes diagnosticadas com a doença

Um estudo realizado por profissionais de Ribeirão Preto evidencia a importância da preservação da fertilidade em mulheres diagnosticadas com diferentes tipos de câncer. A pesquisa aponta que o congelamento de óvulos e embriões é uma das alternativas mais eficazes, já que não atrasa o início do tratamento contra a doença. Além disso, o estudo também demonstra o aconselhamento sobre métodos contraceptivos para evitar uma gravidez de risco durante o tratamento.

Intitulada “Fertility optimization in women with cancer: from preservation to contraception”(Fertilidade otimizada em mulheres com câncer: da preservação à contracepção), a pesquisa foi realizada pelos profissionais do CEFERP - Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto, em parceria com o Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP/USP).

“A atenção integral à saúde reprodutiva é um dos pontos centrais para inclusão, segurança e autonomia das pacientes femininas diagnosticadas com câncer. No estudo, constatamos que a abordagem para fertilidade nestes casos deveria incluir aconselhamento sobre preservação da fertilidade e opções de contracepção”, explica o Prof. Dr. Anderson Melo, médico especialista em reprodução humana do CEFERP e um dos pesquisadores envolvidos no projeto. Ele afirma que a abordagem ainda encontra barreiras que envolvem a falta de recomendações apropriadas para a preservação da fertilidade, preocupações sobre possíveis atrasos para iniciar o tratamento contra o câncer, superestimação dos custos da reprodução assistida, pouco conhecimento sobre preservação da fertilidade e opções de contracepção e poucas referências de centros para cuidados de saúde.

O receio em atrasar o início do tratamento oncológico e a falta de encaminhamento em momento oportuno é uma das principais barreiras. “No entanto, esses casos não alteram o tempo de início do tratamento, considerando que a quimioterapia geralmente é iniciada duas a três semanas após o diagnóstico das pacientes e esse tempo é mais do que suficiente para armazenar óvulos e embriões, sem prejudicar o tratamento”, diz o médico.

Contracepção

O estudo também alerta para a questão da contracepção em mulheres com câncer. Uma gravidez não planejada nessas pacientes aumenta os riscos de abortos, baixo peso nos recém-nascidos, maiores taxas de crescimento do tumor, maiores chances de insuficiência cardíaca nas mães e altas taxas de mortalidade, entre outros.

“Precisamos falar não apenas sobre a preservação, mas também sobre a contracepção. Porém, é importante considerar a segurança antes de prescrever contraceptivos, levando em conta os critérios de elegibilidade da Organização Mundial da Saúde, por exemplo, e fatores como tipo de tumor bem como possíveis interações metabólicas, cardiovasculares e medicamentosas entre a quimioterapia e o anticoncepcional”, comenta o Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto