Logo
Imprimir esta página

Meu filho pode comer doce?

Perinatal_Banco de Imagens Perinatal_Banco de Imagens

Dra. Danielle Negri, neonatologista e pediatra, da Perinatal, fala sobre os mitos e verdades da ingestão de açúcar

Por mais que os pais tentem evitar, adiar a primeira prova e criar regras alimentares em casa, os doces acabam conquistando o paladar das crianças. Para a Dra. Danielle Negri, neonatologista e pediatra da maternidade Perinatal, os doces não devem ser radicalmente banidos. “Pedimos que adiem ao máximo a primeira experiência com os doces. Eles devem ser evitados, mas não são proibidos. Em dias atípicos, fora da rotina alimentar, não fará mal à criança”, explica a médica.

Muitos pais se perguntam por que os doces são prejudiciais à saúde e questionam se a restrição não seria como inserir a criança em uma “dieta por questões estéticas”. Mas a questão tem muito mais a ver com a saúde e, nesse caso, o grande vilão dessas guloseimas, é o açúcar. “O consumo de açúcar no dia a dia pode levar não só ao sobrepeso, mas à obesidade e até a hipertensão”, explica Danielle. Outra consequência do abuso de doces são as dores de barriga que eles podem provocar. O açúcar leva à má absorção intestinal do alimento, o que pode causar diarreia.

Nos doces industrializados, além do açúcar, entram em cena os corantes e conservantes, que são ainda mais nocivos. Por isso, as cores vistosas nos alimentos só são saudáveis se forem em frutas, legumes e verduras. Produtos de aparência rosada e os muito coloridos, como gelatinas e balas de goma, são cheios de corantes. De acordo com a médica, existem estudos que, embora não comprovados, indicam ligação entre o câncer e o consumo desses aditivos. A ingestão de corantes e conservantes pode provocar, além de reações alérgicas, hiperatividade e distúrbios de concentração.

Quando a criança já tem algum diagnóstico confirmado de diabetes, o cuidado deve ser ainda maior. Esse grupo de pacientes não deve consumir açúcar em nenhuma quantidade. Nesse ponto, a Dra. Danielle é taxativa: “Crianças diabéticas não podem de jeito nenhum ingerir doces que não sejam diet. Sempre costumo aconselhar aos pais que tenham os doces próprios para os seus filhos, como brigadeiro e chocolate diet, em substituição aos doces tradicionais”.

Para crianças obesas o importante são os hábitos alimentares, por se tratar de um trabalho a longo prazo. Nesses casos, é necessário um acompanhamento seguido de uma dieta regrada, de preferência com nutricionista, ou seja, não adianta cortar apenas os doces. “É importante que evitem quebrar a rotina alimentar, mesmo em dias especiais. Isso pode fazer todo o trabalho ir por água a baixo”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2019 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto