Logo
Imprimir esta página

Purple Day: exame identifica se a epilepsia foi causada por falha genética

Com sede no Recife, a Genomika Diagnóstico realiza exame que pode detectar se a doença pode ser hereditári

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas em todo o planeta são afetadas pela epilepsia, ou seja, entre 1% e 2% da população mundial sofre com a enfermidade. A doença ainda é mal compreendida por muita gente e constantemente alvo de preconceitos. Com o objetivo de disseminar informações sobre o problema, foi criado o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, o Purple Day (Dia Roxo), no dia 26 de março.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. As células do órgão passam a se comportar de maneira excessiva, o que acabam gerando crises epiléticas. Os episódios não costumam ser únicos e se repetem com certa constância. As causas são diversas e vão desde traumatismos cranianos, doenças infecciosas e tumores, como também pode ser causado por fatores genéticos.

Com sede no Recife, a Genomika Diagnóstico realiza um exame, o Painel NGS para Epilepsia, que identifica se a doença tem causa genética. O médico e responsável técnico da Genomika, João Bosco, explica que são muitos os genes que podem estar associados à doença. “O painel realizado pela Genomika analisa 91 genes selecionados e já conhecidos através de estudos por estarem relacionados à Epilepsia”, destaca. Para realizar o exame basta colher o DNA, que é extraído do sangue ou saliva do paciente.

O surgimento da epilepsia está mais ligado às alterações que ocorrem na estrutura do gene, como mutações. No caso da hereditariedade, alguns estudos indicam que o exame possibilita melhor compreensão das causas genéticas da doença, como explica Bosco. “O risco de uma criança herdar a epilepsia depende do tipo da doença que está ocorrendo na família, quais membros têm o problema, e a idade em que começaram a desenvolvê-lo”, informa. Além disso, algumas pessoas não herdam a epilepsia, mas sim uma forma leve de convulsão.

As crises podem ser de dois tipos: parciais (simples e complexas) e generalizadas. Os principais sinais apresentados pelos portadores são perda de consciência, quando o indivíduo cai no chão, há contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, a micção involuntária. Já os sintomas e seus sinais característicos aparecerão conforme a localização do grupo de neurônios afetados.

O tratamento convencional para a epilepsia é por via medicamentosa, com uso das chamadas drogas antiepilépticas (DAE), eficazes em cerca de 70% dos casos (há controle das crises) e com efeitos colaterais em pouca quantidade.

O Purple Day tem o objetivo de levar informação à população e promover a inclusão social. Os portadores podem ter um cotidiano normal, basta seguir com o tratamento recomendado por um profissional e seguir todas as orientações médicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto