Logo
Imprimir esta página

Roda de conversa sobre Síndrome de Down é realizada no HEMNSL

"Com acolhimento". Assim, a presidente da Associação Down de Goiás (Asdown), Ana Maria Motta, define a maneira em que pais e crianças com a característica da Síndrome de Down devem ser recebidas. Em uma roda de conversa realizada na última quinta-feira (21 de março), no auditório do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), a presidente falou sobre rotina, oportunidades e desafios de famílias com pessoas com características da alteração genética do cromossomo 21. O encontro reuniu profissionais da unidade em um dia especial, já que na data, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Entre falas que emocionaram os participantes, Ana Maria abordou sobre como é a rotina de ser mãe de dois jovens com as características da síndrome, além ressaltar que a condição não é motivo para diferenciar as pessoas. “Sou mãe de três filhos e dois deles têm a alteração genética. Nada foi diferente para ambos, pelo fato de não tratarmos eles diferente de outras pessoas. Maria Teresa tem 23 anos, é cozinheira e está noiva. Já o Pedro, tem 21 anos, é atleta e fotógrafo. Eles têm as suas dificuldades como todas pessoas, mas nada que não conseguimos vencer juntos”, afirmou.

A presidente também falou como os profissionais da saúde devem proceder em casos de gestações em que os bebês possuem a alteração genética. “Acolher e receber com amor esse novo bebê, é a chave para a família também recebê-lo sem achar que tem algo diferente com ele. Uma nova vida chegou e isso é sempre motivo de alegria”

Para a gerente de Enfermagem do HEMNSL, Angelita Alves, participar do evento e saber sobre a experiência da presidente da Asdown foi engrandecedor. “A conversa trouxe um novo olhar para a forma que queremos prestar assistência aos nossos pacientes. Quando a Ana Maria comentou que ‘todos ficaram em silêncio quando minha filha nasceu’, despertou como a aceitação deve vir junto com a construção do amor e que isso faz diferença no desenvolvimento de filhos com a síndrome”, afirmou.

Já a psicóloga da unidade, Piera Sampaio explicou o procedimento do serviço de Psicologia quando existe algum nascimento de bebês com a síndrome. “Somos acionados pela equipe médica pediátrica para auxiliarmos a família com o bebê, pois a mulher quando engravida, idealiza um bebê durante meses e após o nascimento, ela vê as delicadezas do filho. Fazemos a mediação quando necessário, no intuito de auxiliar os pais a similar as características do bebê com a síndrome”, afirmou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto