Logo
Imprimir esta página

Benefícios da drenagem linfática para a saúde

Benefícios da drenagem linfática para a saúde

Coordenadora e professora da pós-graduação em estética dermaticista da Faculdade IDE, Glória Cabral, explica como o procedimento pode trazer bons resultados para o funcionamento do nosso organismo

Popularmente conhecida pelos seus benefícios estéticos, como a redução de medidas e diminuição das celulites, a drenagem linfática vai muito além das aparências e proporciona inúmeros benefícios para a saúde do nosso corpo, pois estimula o sistema linfático a trabalhar mais rápido, já que é responsável por mover os fluidos pelo corpo. O procedimento é feito através de massagem manual por fisioterapeutas, massoterapeutas ou esteticistas.

De acordo com a coordenadora e professora da pós-graduação em Estética Dermaticista da Faculdade IDE, Glória Cabral, o objetivo do procedimento não invasivo é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite.

“O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada, uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal”, comenta a docente sobre as vantagens do processo.

Entre os resultados mais perceptíveis fisicamente, estão a diminuição da gordura, pois ajuda a limpar toxinas que formam nódulos de gordura e a eliminação do inchaço que acomete muitas pessoas. Além disso, a drenagem linfática deixa a pele com uma aparência mais saudável, pois aumenta a oxigenação da pele em curto prazo e melhora a circulação sanguínea de todo o corpo.

Muitas mulheres procuram uma clínica de estética para diminuir as indesejadas celulites que aparecem ao longo dos anos, mas neste caso é preciso ficar ligada ao estilo de vida que se leva. “Os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite, é preciso antes mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos. Em quadros mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para que sejam vistos os resultados”, alerta Glória.

O tratamento é feito em seções e a sua continuidade é muito importante para melhores resultados. “A drenagem pode ser de uma até três vezes por semana. A repetição regular é importante, porque quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. Em uma semana já é possível sentir novamente os edemas, mas isso varia desde a relação entre peso e altura, até consumo excessivo de sódio e se há ou não ingestão adequada de fibras”, explica a coordenadora.

Mesmo trazendo inúmeros benefícios para a saúde, existem alguns casos em que o procedimento deve ser evitado, como aquelas pessoas com infecções agudas, edemas sistêmicos de origem cardíaca, insuficiência cardíaca, hipertensão e diabetes descompensadas, flebites, tromboses, tromboflebites, reações alérgicas e agudas, afecções da pele não tratadas, câncer, asma brônquica e bronquite asmática, hipertireoidismo, imunodepressão e insuficiência renal dependente de diuréticos ou diálise.

DRENAGEM LINFÁTICA NA GRAVIDEZ – Grande parte das mulheres grávidas sofre muito com o inchaço, principalmente das pernas e pés, mas a drenagem pode ser uma excelente opção para as futuras mamães que se sentem incomodadas com os incômodos desse período. “O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir celulite e estrias e diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia”, explica a professora da Faculdade IDE.

Mas é preciso ouvir primeiro o profissional que a acompanha durante a gestação. “Essa drenagem só pode ser feita com aval do médico. Normalmente, isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e, por isso, a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado”, alerta Glória sobre como desse ser feita.

DRENAGEM LINFÁTICA APÓS A MASTECTOMIA – Como parte do tratamento para o tratamento do câncer de mama, está a cirurgia para retirar as mamas ou apenas uma delas, de acordo com o estágio da doença. E a drenagem linfática pode ser uma boa opção para o pós-operatório. “Após a cirurgia podem ocorrer várias complicações pós cirúrgicas, como o aparecimento de fibroses, alterações circulatórias e respiratórias, parestesias, dor, rigidez, linfedema, entre outras”, diz a coordenadora da pós-graduação em Estética Dermaticista da Faculdade IDE, Glória Cabral.

O linfedema braquial pós-mastectomia radical é a alteração mais comum após a cirurgia. É uma síndrome de causas múltiplas, na qual existe acúmulo excessivo de líquido, com alta concentração proteica, em partes do braço ou nele todo, causada pela destruição do sistema linfático e dificuldade de regeneração do mesmo. O tratamento do linfedema deve ser feito através da drenagem linfática manual, fortalecimento e alongamento muscular e massagem de fricção sobre a cicatriz”, explica a profissional.

CUIDADOS – Riscos da drenagem feita por profissionais não habilitados, segundo a coordenadora da pós-graduação em Estética Dermaticista da Faculdade IDE, Glória Cabral:

· Formação de hematomas

· Aumento de varizes

· Inflamação do tecido (principalmente no pós-operatório)

· Aumento de dor

· Se o paciente tiver um processo inflamatório, com bactéria ou vírus, em determinado local essa inflamação pode migrar para outra parte do corpo

· Aumento do inchaço (edema)

· Se a massagem for vigorosa e não leve, pode causar dor, hematomas e edemas, devido ruptura de pequenos vasos por estímulo excessivo sobre o sistema linfático

· A drenagem mal feita não promove relaxamento e o paciente não experimenta o conforto que ele merece

Para quem procura oportunidade nesta área, a Faculdade IDE está com inscrições abertas para a pós-graduação em Estética Dermaticista, além de cursos de extensão para fisioterapeutas e pós-graduação em estética tecnólogo (para esteticista com graduação tecnóloga). Mais informações através do site da instituição, no https://www.faculdadeide.edu.br/, ou pelos telefones (81) 3465.0002 e 0800 081 3256.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com sede no Recife, no Pina, tem presença em oito estados do N/NE. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e https://www.faculdadeide.edu.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto