Logo
Imprimir esta página

Saiba por que o protetor solar de amplo espectro deve ser usado até mesmo dentro do avião

Saiba por que o protetor solar de amplo espectro deve ser usado até mesmo dentro do avião

Estudo de 2015 demonstrou que, para os pilotos, 56 minutos em uma viagem equivalem a 20 minutos em uma cama de bronzeamento - pelas altas doses de radiação UVA que recebem. Essa radiação ultrapassa o vidro do avião e, muito mais perto da camada de ozônio, ela tem efeito muito mais nocivo na pele.

Se na hora da escolha dos assentos no avião, você preferir ficar ao lado da janela, é melhor utilizar um fotoprotetor de amplo espectro. “A maioria das pessoas se esquece de que os passageiros aéreos enfrentam a exposição a raios mais prejudiciais e tem um maior risco de câncer de pele do que qualquer pessoa no chão”, afirma a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). Isso acontece, pois a radiação ultravioleta A ultrapassa vidros e janelas, além de que em altas altitudes estamos sujeitos a doses mais elevadas de radiação ultravioleta. Por esse motivo, o perigo é mais importante para passageiros de viagens longas e frequentes.

"Existem dois tipos de radiação UV ligada ao câncer de pele, UVA [ultravioleta A] e UVB [ultravioleta B]. Quando você está em um avião, a radiação UVB, mais associada a queimaduras solares, é bloqueada pelas janelas do avião, mas a radiação UVA não é. Como você está muito mais perto da camada de ozônio, os raios do sol são muito mais nocivos", adverte a dermatologista. “E isso é durante todo o ano”, enfatiza. Somente para efeito de comparação, um estudo publicado na revista de Dermatologia da Associação Médica Americana revelou em 2015 que os pilotos que voavam por cerca de 56 minutos recebem a mesma quantidade de radiação UVA carcinogênica que 20 minutos em uma cama de bronzeamento. “A pesquisa mostrou que o para-brisa do avião eliminou cerca de 99% dos raios UVB, mas apenas metade dos raios UVA, o que é perigoso e suficiente para contribuir para o desenvolvimento do câncer de pele.

A médica explica que, além de penetrar pelos vidros, o UVA pode atinge muito mais profundamente a pele do que UVB. “A proteção UVA em um protetor solar é medida pelo PPD e ajudará a proteger a pele contra o fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele causado por raios ultravioleta, por exemplo, rugas causadas pelo sol) e potencialmente câncer de pele", explica.

A especialista acredita que a conscientização e a prevenção são fundamentais. Portanto, usar um protetor solar de amplo espectro em um vôo é altamente recomendado para evitar danos irreversíveis à pele. "E infelizmente, uma vez que esse dano foi feito, não pode ser revertido; é por isso que a prevenção é tão importante. Recomendamos um protetor solar com um FPS de pelo menos 30 e boa proteção UVA, (um terço do FPS, portanto 10), e certifique-se de voltar a aplicar a cada duas horas em viagens longas”, recomenda.

O que fazer em voôs longos:

*Use um protetor solar de "alta proteção" de pelo menos FPS 30 e PPD 10;

*Use o equivalente uma colher de chá para o rosto todo; não esqueça de aplicar também no pescoço e nos braços;

*Reaplique a cada duas horas;

*Prefira fórmulas que contenham antioxidantes e ativos hidratantes, por conta do ressecamento da pele dentro do avião;

*O óculos de sol pode evitar o contato da radiação com as pálpebras, região de pele extremamente fina e suscetível ao câncer;

*Feche a janela sempre que não quiser ver a paisagem;

*Mantenha bebês e crianças pequenas fora da luz solar direta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto