Difteria ou episódio literário?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Poucas pinturas na história da arte despertam tanto debate se são referentes a tema médico como a obra chamada ‘Difteria’, de Francisco Goya, da Coleção de Carmen Marañón. Nela, um homem de meia-idade utiliza os dedos indicador e médio de sua mão direita para pressionar a língua de um menino que está em pé entre as suas pernas.
Costuma-se interpretar a obra como uma ação de combate à difteria, infecção grave do nariz e da garganta na qual uma camada de matéria cinzenta espessa cobre a parte de trás da garganta, dificultando a respiração. A ação do adulto seria uma maneira de tentar retirar esse incômodo da criança.
Na edição 40 (1997) do International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, porém, pesquisadores apontam que a obra, que aparece em vários livros sobre a história da medicina e catálogos de arte como ‘Curacion de1 Garrotillo’ (‘Tratamento de Difteria’) recebeu esse título de seu proprietário, o médico espanhol chamado Gregorio Marañón.
O tratamento na época era a cauterização das estruturas faringeanas inchadas devido à doença, que levava ao sufocamento. Não há sinais que isso esteja acontecendo. Os autores mostram que o quadro originalmente intitulava-se ‘El Lazarillo de Tormes’, título de um romance espanhol anónimo do século XVI.
A pintura parece se referir a um capítulo do livro, em que um cego deu ao protagonista uma salsicha para grelhar na lareira. Faminto, ele engoliu o alimento e colocou um nabo no fogo. O cego, desconfiado, colocou os dedos na boca do menino para cheirar os traços do alimento.
Nessa linha de raciocínio, os pesquisadores Grymer e Pirsig, propõem um subtítulo ao quadro: "Um teste de cheiro". E, agora, qual dessas dimensões corresponde ao pensamento original do pintor? O fato é que a obra possui aquela expressividade característica do mestre espanhol, mestre em captar as mais densas emoções humanas.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>