Curiosidades que você não sabia sobre a cortiça produzida no Alentejo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Lisia Minelli
- SEGS.com.br - Categoria: Turismo
Leve, elástica, resistente e impermeável, já protegeu foguetes da NASA e, nas mãos dos artesãos alentejanos, transforma-se em produtos únicos
Você provavelmente conhece a cortiça como o material de rolhas ou daqueles nostálgicos quadros em que podia colocar fotos, bilhetes e avisos com tachinhas coloridas. Mas este material, que é considerado símbolo vivo do Alentejo, maior região de Portugal, guarda histórias, ciência, sustentabilidade e um potencial surpreendente que vai muito além do óbvio.
Originada do sobreiro, árvore que domina vastas áreas do Alentejo, a cortiça é um dos recursos naturais mais emblemáticos de Portugal. Totalmente natural, reciclável, renovável e reutilizável, ela representa um modelo de exploração sustentável que respeita o tempo da natureza: sua extração não exige derrubada da árvore, apenas a retirada cuidadosa da casca, que volta a crescer, permitindo nova colheita a cada nove anos.
O Alentejo concentra 72% dos sobreiros do país, ajudando a colocar Portugal no topo da produção mundial de cortiça, com cerca de 46% de toda a matéria-prima utilizada no planeta. Entre planícies douradas e montados centenários, a extração da cortiça se mantém como um dos ofícios mais antigos e valorizados da região.
Além de sustentável, a cortiça é um material com propriedades únicas: leve, elástica, resistente, impermeável a líquidos e gases, hipoalergênica e extremamente tolerante ao fogo e a altas temperaturas. Por isso, suas aplicações são quase ilimitadas. Do artesanato às indústrias mais avançadas, a cortiça está presente em acessórios, roupas, sapatos, mobiliário, revestimentos, construção civil e até na exploração espacial. A NASA já utilizou cortiça como isolante térmico em seus foguetes.
E no Alentejo, essa versatilidade ganha forma em peças que unem design, tradição e sustentabilidade. Artesãos e fábricas da região transformam o material em malas, bijuterias, utensílios, decorações e lembranças que carregam a alma alentejana. Em Azaruja, por exemplo, é possível visitar fábricas de cortiça e acompanhar de perto o processo de transformação da matéria-prima, enquanto diversas propriedades rurais da região convidam viajantes a caminhar entre sobreiros centenários e conhecer o ciclo da cortiça no seu ambiente natural.
Sobre o Alentejo
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística do Alentejo, efetuada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, conta com o apoio dos fundos comunitários através do Alentejo 2030, do Portugal 2030 e da União Europeia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>